Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Escola Base – 20 anos depois

Caminhos da Reportagem reapresenta edição que é finalista do Prêmio

Caminhos da Reportagem

No AR em 07/11/2014 - 00:00

Paula Milhim, ex-sócia e professora da escola: "Queriam que eu confessasse, mas eu nem sabia do que se tratava."Março de 1994. Duas mães denunciam os donos de uma escola infantil, um motorista do transporte escolar e um casal de pais de um aluno por abuso sexual. A acusação é aceita pelo delegado e noticiada como um furo de reportagem pela TV Globo. A imprensa passa a cobrir a história em que os protagonistas são crianças de 4 anos, e o delegado passa do anonimato às manchetes dos jornais.

A escola e a casa de uma das professoras são invadidas e depredadas. Quando vão à delegacia para obter os detalhes da acusação, os donos da escola sofrem com o abuso das autoridades. Sem provas, o inquérito policial é Paulo Roberto Leandro, ex-diretor de jornalismo da TV Globo: "Foi um crime contra eles (...) e eu sou co-participante."arquivado, mas a vida dos acusados nunca mais seria a mesma.

Por que mais de uma criança contou a mesma história ao delegado? Por que a imprensa embarcou na acusação do delegado? O Caminhos da Reportagem refaz o quebra-cabeças de um caso que é até hoje estudado nas faculdades do país.


Francisco Bruno, juiz que arquivou o inquérito policial por falta de provasReportagem: Gustavo Minari

Produção: Aline Beckstein, Fernanda Balsalobre, Luana Ibelli, Mariana Fabre e Thaís Rosa

Imagens: Edina Girardi,  Eduardo Viné e Marcelo Yves

Auxiliares: Edgar Monteiro, Rodrigo Mattos e Raimundo Nunes, Valdemar

Edição de Imagens e finalização: Caio Cardenuto, Fábio Montes e Vanessa Nascimento

Direção: Bianca Vasconcellos

 

 

 

 




Ultimas

O que vem por aí