Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Febre Digital

Caminhos da Reportagem aborda a “nomofobia”, termo originário do

Caminhos da Reportagem

No AR em 05/09/2016 - 08:30

Estar conectado à Internet em tempo integral pode causar transtornos psíquicos, segundo especialistas. Foto: Marcello Casal Jr. - Agência Brasil.Pode parecer estranho, mas milhares de pessoas ao redor do mundo já passaram ou passarão por esse problema, que tem a Internet como causa. Mas estar on-line 24 horas por dia parece um caminho sem volta.

Para o pesquisador Eduardo Guedes, especialista em tecnologia, “hoje, você tem dispositivos que leva com você a todo instante. É multiconectado. Está em qualquer lugar, a qualquer hora do dia, conectado à Internet.”

Psicólogo Cristiano Nabuco.O uso constante da tecnologia faz com que, muitas vezes, os riscos sejam subestimados. Riscos emocionais, psicológicos e até físicos. A auxiliar de produção Lucélia Paes precisou ser internada numa clínica para tratar do problema: “Eu ficava mexendo com os dedos, imaginava o celular no meu bolso. Eu imaginava o celular embaixo do meu travesseiro.”

De acordo com o psicólogo Cristiano Nabuco, “o telefone já não cumpre mais a função daqueles telefones antigos, de se comunicar através da voz. Hoje, você tem rede social, máquina fotográfica, filmadora, GPS, música. Por isso que essa sedução se torna muito maior.”

Filósofa Viviane Mosé.A tecnologia tem influenciado o ensino, mas algumas escolas tradicionais ainda prezam pela não-utilização de dispositivos tecnológicos na sala de aula. Contudo, já admitem que o uso desses aparelhos pelos jovens é inevitável. Outras instituições acreditam em uma mudança de paradigma, como a Escola Mater Dei, em São Paulo.

Em casa, os pais estão em busca de um caminho. Qual o melhor momento para as crianças começarem a usar tablets, smartphones ou qualquer outro dispositivo tecnológico? A filósofa Viviane Mosé aconselha: “precisamos entender que a tecnologia é uma tsunami que já vem. Não podemos lutar contra ela. Não é possível. Não precisa encher teu filho de tecnologia. Mas entenda que ele está usando, ajude-o a usar melhor.”

Reportagem: Vera Barroso
Edição de Texto: Luciana Góes e Renata Cabral
Edição de Imagens: Fábio Melo
Produção Executiva: Linei Lopes
Produção: Carolina Pessoa
Imagens: Rodolpho Rodrigues
Auxiliar: Alexandre Souza e Caio do Carmo

 

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/03/2015 - 18:26 e atualizado em 03/08/2016 - 15:49

Últimas

O que vem por aí