Hanseníase – a história que o Brasil não conhece

Por muito tempo, a hanseníase foi uma doença carregada de preconceitos, obrigando os doentes a viverem no mais profundo isolamento social.

O Caminhos da Reportagem exibe novamente o episódio Hanseníase, a história que o Brasil não conhece, vencedor do Prêmio Jornalista Tropical, categoria TV, oferecido pela Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT).

O programa revela histórias secretas das colônias de leprosos, de onde surgem relatos de horror, perseguições e maus tratos. Também apresenta pessoas determinadas, como Dona Conceição, que em razão da doença, viu os seis filhos serem levados de seus braços logo após o nascimento, mas nunca desistiu de os reunir.

Pelas ondas do rádio, Seu Bragança conseguiu encontrar a mãe 20 anos depois de terem sido separados por causa da doença.

O programa traz o depoimento de uma idosa abandonada pelos parentes nas colônias, mesmo sem nunca ter tido a doença, e a trajetória da família que se formou dentro de uma colônia em Betim.

Como andam os processos de indenização das vítimas da Hanseníase e como estão as pesquisas científicas que comprovam o parentesco entre pessoas que nunca se viram?

Apesar de a cura da doença ter sido desenvolvida na década de 1940 e o contágio ter sido controlado na maior parte do mundo, o Brasil ainda é o terceiro país mais afetado pela Hanseníase.

A equipe de reportagem deste programa foi convidada a participar do 50º Congresso da SBMT, para receber o título Jornalista Tropical – reportagem e veículo. O evento será realizado em Rio Branco, no Acre, de 26 a 30 de agosto de 2014.

Este episódio foi originalmente veiculado no dia 27 de junho de 2013.

Reportagem: Manuela Castro
Edição de Texto: Patrícia Araújo
Edição de imagens e Finalização: Márcio Stuckert
Cinegrafista: Mauro Zambrotti
Auxiliar técnico: Alexandre Souza
Arte: Antônio Trindade e Leandro Viana