Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Inclusão escolar, uma equação complexa

A diferença entre a lei e a prática nas escolas públicas e privadas

Caminhos da Reportagem

No AR em 05/07/2013 - 01:00

Caminhos da Reportagem aborda a inclusão escolarNo Caminhos da Reportagem desta semana, pais de alunos com necessidades especiais relatam o drama para matricular seus filhos em escolas particulares. Muitos admitem que dinheiro não é problema, mas tampouco a solução. A maioria ouviu gentilmente da direção de escolas bem conceituadas que seus filhos não seriam bem-vindos.

A equipe de reportagem entrevista a mãe que acionou o Ministério Público para que a escola aceitasse a matrícula do filho com síndrome de Down. Também foi a Bauru para ver de perto os problemas de inclusão numa escola bilíngue com uma adolescente cadeirante.

Como os professores são formados para ensinar alunos com autismo, paralisia cerebral, déficit de atenção ou síndrome de Down,  numa classe em que a maioria dos estudantes não apresenta dificuldade de aprendizado?

O programa mostra a história de Emílio, que nasceu com paralisia cerebral e se formou psicólogo. E a de Fernandinho, o garoto com “ossos de vidro” que arrasa corações na escola. Uma escola da rede pública municipal de São Paulo tem se destacado na inclusão de 22 alunos. Os repórteres se deparam com um sentimento que une pais e educadores: a angústia de um processo que ainda tem muito a avançar.
 





Reportagem: Fernanda Balsalobre e Gustavo Minari
Produção-Executiva: Alessandra Valenti
Chefia de Reportagem: Fabrícia Ruy e Renato Rocha
Produção: Aline Beckstein, Juliana Belluomini, Jacqueline Silva, Luana Ibelli, Mariana  Fabre, Thaís Rosa, Wagner Júnior
Imagens: Décio Ciappini, Eduardo Viné, Fábio Damasceno, João Victal, Marcelo Padovan e Valdecir Leocádio
Auxiliares: Diogo Nunes, Eduardo Braz, Edivan Viana, Rodrigo Costa, Rodrigo Mattos e Valdemar Silva
Edição de Imagens e Finalização: Caio Turim e Patrick Nóbrega
Direção: Bianca Vasconcellos

Criado em 24/06/2013 - 19:33 e atualizado em 19/07/2013 - 19:32

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí