Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Jorge Amado, o escritor e o personagem

No centenário do autor, revelações sobre a criação de uma obra

Caminhos da Reportagem

No AR em 10/08/2012 - 01:00

Jorge Amado - As diversas facetas do escritor mais aclamado do BrasilSe escrever é 99 por cento de transpiração e apenas um por cento de inspiração, para Jorge Amado essa conta não fechava. No Caminhos da Reportagem desta semana você vai ver que o escritor de Capitães da Areia, Tieta do Agreste, Tenda dos Milagres, e tantos outros, não tinha uma, mas várias regras, manias, fases, horários e lugares para escrever. O que não mudava nunca era a observação sobre o ser humano.

Do pescador ao artista, do amigo filósofo à dona do bordel que frequentava quando moleque, qualquer pessoa que passasse pelo campo de interesse do escritor, corria o risco de acabar nas páginas de seus livros. Você vai ver que Jorge Amado, ele próprio era um personagem que se apaixonava pelos protagonistas, ria deles e para eles.

As histórias de um escritor correndo de sua inspiração em Ilhéus, as desilusões com o comunismo, as diversões em viagens à Europa, o amor por Zélia Gattai. Neste Caminhos da Reportagem, você vai se emocionar com a vida do autor traduzido em mais de 50 países, que acima de tudo gostava de contar uma boa história.





Reportagem: Fernanda Balsalobre
Produção: Alessandra Valenti/Ana Carolina Amaral/Fernanda Balsalobre/Luana Ibelli/Mayara Lopes
Imagens: Marcelo Silva/Nilton de Martins/ José Santana/Valdecir Leocádio
Edição e Finalização: Alexandre Andrade /Marcos Cabral /Jorge Carvalho
Edição de texto e direção: Bianca Vasconcellos

Ultimas

O que vem por aí