Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Minha pele: Território de expressão

Conheça a história da tatuagem, prática milenar que conquista adeptos

Caminhos da Reportagem

No AR em 06/05/2016 - 01:00

Tatuador Budega trabalha na reconstituição da auréola dos seios de pessoas que tiveram câncer de mama.
Ao longo da história, a tatuagem esteve (e ainda está) presente entre diferentes povos e etnias e já foi usada em dHosani de Souza "Medusa", a primeira mulher tatuadora do Brasil.iversos contextos. Enquanto reis tatuavam brasões de família, nazistas usavam a tatuagem para marcar judeus nos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Nos presídios, os desenhos na pele revelaram a história de vida e até mesmo os atos cometidos por cada detento.

Este Caminhos da Reportagem conversa com pesquisadores sobre o tema e visita tatuadores – homens e mulheres que dedicam a vida à tatuagem –, que dão seu relato sobre trabalho e preconceito. Hosani de Souza, conhecida como Medusa, é a primeira mulher tatuadora do Brasil. Ela conta como decidiu ser tatuadora e os obstáculos que já enfrentou, como o dia em que precisou se esconder para não ser linchada.

Entre os entrevistados está Dona Pifa, de 99 anos. Ela No museu do complexo penitenciário do Carandiru, Seu Guilherme mostra os significados das tatuagens usadas nos presídios.tem duas tatuagens – a primeira, feita aos 90, e a segunda, aos 98 anos – e conta que vai comemorar seu centenário fazendo sua terceira tatuagem. “Elas [tatuagens] representam, pra mim, a alegria. Representam, assim, mocidade”, explica.

Este programa mostra o trabalho do tatuador Budega, que dedica parte do seu tempo para reconstituir a auréola dos seios de mulheres que tiveram câncer de mama; os cuidados que se deve ter ao fazer uma tatuagem; e, ainda, o trabalho da escola de samba Rosas de Ouro, que uniu tatuagem e samba no Carnaval de 2016, com o enredo Arte à Flor da Pele – A Minha História Vai Marcar Você.

Reportagem: Flavia Peixoto e Tiago Bittencourt
Produção: Beatriz Abreu, Kamila Braga, Flavia Peixoto e Tiago Bittencourt
Apoio produção: Mariana Fabre, Eduardo Goulart de Andrade
Imagens: André Rodrigo Pacheco e Sigmar Gonçalves
Auxiliares: Dailton Matos, Alexandre Souza e Edivan Viana
Apoio de imagens: Milene Nunes, Edgar Monteiro, Rodolpho Rodrigues, Fernando Côrtes e Rogério Verçoza
Edição de texto: Suzana Guimarães
Edição de imagens e finalização: Henrique Correa e Richard Pereira
Arte: Dinho Rodrigues e Antônio Trindade

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 02/05/2016 - 21:14 e atualizado em 09/05/2016 - 17:22

Últimas

O que vem por aí