Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Refugiados: o futuro longe de casa

Caminhos da reportagem mostra a situação dos refugiados que vivem no

Caminhos da Reportagem

No AR em 12/07/2013 - 01:00
O programa investiga os motivos que os trazem ao nosso país, como chegam, de onde vêm. São pessoas que fogem de situações críticas no país natal, provocadas por conflitos armados, perseguição política, intolerância religiosa.... Famílias que vêm para construir um futuro.

A equipe de reportagem conversa com pessoas em fase de adaptação ao país, ainda aprendendo a língua portuguesa e costumes locais. E também com refugiados que vivem no Brasil há mais tempo, conseguiram emprego e até montaram negócio. Entre estes está uma família de cubanos, dona de um restaurante em Brasília, hoje transformado em ponto de encontro de refugiados.

O Caminhos da Reportagem vai a Letícia, na Colômbia, e registra a dura rotina de uma família para realizar o sonho de morar no Brasil. Em Manaus, refugiados usam a música e as comidas típicas para lembrar o país de origem.

O programa mostra a situação dos haitianos que chegam ao Brasil pela fronteira do Acre com o Peru, mudando a rotina da população de Brasiléia. Eles não são refugiados, mas imigrantes que deixam o Haiti a procura de emprego. Recebem "ajuda humanitária" e autorização do governo brasileiro para trabalhar e permanecer no país. São fugitivos da crise econômica haitiana, agravada pelo terremoto que atingiu o país em 2010.

 




Repórter: Manuela Castro

Imagens: Mauro Zambrotti

Produção: Débora Teles Brito

Edição de imagens e finalização: David Nascimento, Hugo Carmelo

Editor: Roberto Piza

 

Criado em 03/07/2013 - 15:09 e atualizado em 12/07/2013 - 14:24

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí