Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rondon, um brasileiro

O Caminhos da Reportagem celebra os 150 anos de nascimento de Cândido

Caminhos da Reportagem

No AR em 29/09/2016 - 08:30

Theodore Roosevelt e Rondon às magens do Rio Roosevelt, que era conhecido como o "Rio da Dúvida" até ocorrer a Expedição Científica Rondon-Roosevelt (1913-1914).A repórter Vera Barroso visitou a antiga Estação Telegráfica de Ji-Paraná (RO), onde hoje funciona o Museu das Comunicações.
Em suas andanças aos mais remotos rincões, ele mostrou aos brasileiros a grandeza de nosso país. Coube ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon a difícil tarefa de explorar uma parte de nosso território que até então era denominada “terra desconhecida.”

Com a missão de levar o telégrafo ao Centro-Oeste e ao Norte do país, abriu caminho para a colonização dessas regiões. Embrenhando-se por terras nunca antes desbravadas, enfrentou os mais diversos desafios, como o que realizou ao lado do ex-presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt. Juntos, navegaram um rio que ninguém sabia para onde se dirigia e que, por isso mesmo, tinha o nome de Rio da Dúvida.

Seu trabalho ajudou a detalhar o mapa do Brasil, desde seu interior até todas as fronteiras com os países vizinhos. Mas não podemos deixar de destacar a importância de Rondon junto aos índios. Neto de indígenas, ajudou a fazer contato com um grande número de etnias e ajudou a preservá-las, conseguindo que tivessem suas terras demarcadas. Na relação com os índios, tinha o seguinte lema: “Morrer se preciso, matar nunca”. Por isso ficou conhecido como o “Marechal da Paz.”

Reportagem: Vera Barroso
Direção, Roteiro e Edição de Texto: Rafael Casé
Edição de Imagens: Fábio Melo
Produção: Carolina Pessoa, Luciana Góes e Renata Cabral
Produção Executiva: Linei Lopes
Imagens: Eduardo Guimarães
Auxiliar: Caio Araújo e Alexandre Souza


 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 12/05/2015 - 21:11 e atualizado em 26/08/2016 - 19:41

Últimas

O que vem por aí