Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Territórios estrangeiros no Brasil

Caminhos da Reportagem visita cidades brasileiras colonizadas por

Caminhos da Reportagem

No AR em 28/09/2015 - 08:35

Bonecos artesanais de tradição açoriana são peças nas apresentações do grupo MixturaIlha dos Açores, Alemanha, Ucrânia, Japão e Líbano... O Caminhos da Reportagem desta semana passeia pelo mundo sem sair do Brasil. O programa percorre cinco cidades em dois estados brasileiros e conhece povos presentes aqui há décadas e, em alguns casos, há mais de um século. Porém, todos mantêm sua tradição, cultura, culinária e hábitos: pequenos territórios estrangeiros no Brasil.

Os açorianos, que chegaram a Florianópolis no século XVIII, preservam até hoje a arquitetura, os engenhos de farinha, a renda de bilro, as danças e cantorias.
Os suábios são um povo cuja origem remonta a uma região que hoje pertence à Alemanha. Depois de décadas de trabalho na região de Entre Rios, no Paraná, construíram uma economia sólida e priorizam a educação.

Os ucranianos também se estabeleceram no Paraná, em Prudentópolis, e são os maiores produtores de um dos ingredientes que não podem faltar na mesa do brasileiro: o feijão.

Um kamikase que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial planta uvas em Assaí, cidade onde a presença japonesa está em todos os lugares e rostos.

Esta edição ainda mostra o comércio, a religiosidade e as tradições árabes na fronteira do Brasil com a Argentina e o Paraguai.

 

 

 

Repórter: Paulo Garritano

Imagens: Sérgio Meirelles
 
Edição: Isabelle Gomes
 
Edição de imagens e finalização: Fabio Melo
 
Produção executiva: Vivian Carneiro
 
Produção: Betania Dutra / Glaucus Arruda 
 
Estagiária: Luisa Lougue / Nathalia Curvelo

 




Criado em 09/04/2013 - 12:27 e atualizado em 20/12/2013 - 19:05

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí