Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Capoeira Angola e Capoeira Regional

Mestre Boneco revela suas particularidades

Capoeira

No AR em 10/05/2017 - 03:30

O sagrado berimbauGravado em Salvador, o segundo episódio de Capoeira apresenta as particularidades da Capoeira Angola e da Capoeira Regional. A história dos grandes mestres fundadores de cada modalidade - Pastinha e Bimba, referências da Capoeira Angola e da Capoeira Regional, respectivamente.

Mestre Boneco conversa com Mestre Itapoan, um dos mais próximos discípulos de Bimba. No Rio Vermelho, encontra mais um dos alunos do grande mestre da capoeira regional, o Mestre Xaréu, que, após sua morte, procurara dar prosseguimento à sua obra. Xaréu se formou em Educação Física na Universidade Federal da Bahia, é professor e autor de livros sobre o ensino da capoeira em escolas e universidades.

Também é na Bahia que estão os grandes artesãos do berimbau, como Mestre Olavo. Ele apresenta os tipos de berimbau que são usados e os toques do instrumento que caracterizam as vertentes, angola e regional, tocados no mundo todo. Em Salvador, a música, os instrumentos, as danças, a religião; tudo remete às origens africanas de seus cidadãos. Não é coincidência que grandes referências da Capoeira surgiram ali.

 




Apresentação: Beto Simas (Mestre Boneco)
Direção: Marcia Medeiros e Luiz Fernando Goulart
Coprodução: TV Brasil e Bossa Produções

Ultimas

O que vem por aí