Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Carlinhos de Jesus ensina Samba de Gafieira

Dançarino conta como o estilo surgiu e ensina alguns de seus passos

O badalado coreógrafo, dançarino e professor Carlinhos de Jesus participa do episódio da série Em Dança desta sexta (14), às 22h45, na TV Brasil. Ao lado da apresentadora Priscila Rangel, ele revela os encantos do Samba de Gafieira.

Carlinhos de Jesus resgata a origem do samba de gafieira e mostra como é fácil aprender a dançar. "A gafieira é o local, o salão onde se dançam todas as danças de par, conhecidas como danças sociais. O samba dançado nas gafieiras é uma mistura do maxixe, do lundu, das polcas e valsas europeias", explica.

O bamba conta que no Brasil surgiu como forma de crítica às danças repletas de formalidades. Carlinhos comenta alguns movimentos específicos do samba de gafieira como o chamado "balão apagado" que também é característico do maxixe. "O passo foi transformado com o passar do tempo, mas mantem o conceito do movimento pélvico do casal como se estivesse rodando um bambolê e girando em torno do seu eixo".

Performances ajudam a aprender os passos

A atração da emissora pública é embalada por especialistas que fazem performances. Os convidados do programa Em Dança demonstram passos, falam sobre o surgimento dessa dança e debatem a etiqueta no salão e o papel da dama e cavalheiro na condução.

A dupla Diego Fiori e Luciana Teixeira ensinam o passo básico para quem quiser acompanhar a dança. No Rio de Janeiro, Léo Fortes e Robertinha comentam o samba funkeado, uma forma de dançar o samba de gafieira, e ensinam passos característicos.

Já em Brasília, Luh Nascimento, Vitor Avelar, Anna Elisa Iung e Thiago Sebba destacam a etiqueta da dança e refletem sobre o papel da dama e do cavalheiro como condutores e conduzidos

Artur Altobeli e Priscila Carmona que fazem performance da dança em frente ao Clube do Choro, em Brasília.

Sobre a série

Conduzida pela jornalista e dançarina Priscila Rangel, a série Em Dança revela os bastidores dos mais populares estilos de dança de salão. Em 13 episódios de 26 minutos, a ideia é mostrar como esse universo é acessível para todos os públicos.

Ao todo, a série da emissora pública acompanha 12 estilos: Zouk, Salsa, Bolero, Samba de Gafieira, Bachata, Lambada, Tango, West Coast Swing, Sertanejo, Forró, Kizomba e Soltinho (Foxtrot), sendo um por semana.

Especialistas em cada ritmo explicam as principais características e curiosidades daquela dança, enquanto alunos de diversas companhias demonstram os passos em performances surpreendentes.

Entre os convidados, estão os dançarinos como Carlinhos de Jesus, Jaime Aroxa, Marcelo Amorim, Philip Miha, Luís Florião e Mestre Oswaldo e outros tantos nomes que são referência em diversos ritmos da dança de salão pelo Brasil afora.

Com direção de Linei Lopes e Thomas Freitas, o programa Em Dança percorre Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília para registrar os melhores ângulos de cada estilo e conta com mais de 130 participações exclusivas para o programa, incluindo aulas didáticas sobre o passo básico de cada ritmo.

A produção própria da TV Brasil visita aulas de dança e bailes, além de dar dicas para ajudar o telespectador a arriscar os primeiros passos. A ideia é mostrar a integração de culturas e idades através do encontro de corpos em movimento embalados por gêneros musicais que não deixam ninguém parado.

Com edições semanais, a série Em Dança também tem horário alternativo na programação da TV Brasil aos domingos, às 13h30.

Serviço
Em Dança – sexta-feira, dia 14/12, às 22h45, na TV Brasil
Em Dança – domingo, dia 16/12, às 13h30, na TV Brasil

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Criado em 12/12/2018 - 15:45 e atualizado em 12/12/2018 - 15:45

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí