Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Em setembro, Cena Musical da TV Brasil será especial

O programa Cena Musical, exibido pela TV Brasil toda quarta-feira, às 19h30, está preparando para setembro uma série especial instrumental, com artistas brasileiros de renome. Quem abre a programação, no dia 05, é o percussionista carioca Marcos Suzano, famoso, principalmente, pela habilidade com o pandeiro. Em sua performance, gravada durante o Projeto Sementeira, no auditório da Caixa Cultural, no Centro do Rio, ele mistura percussão eletrônica e acústica. Conhecido internacionalmente, Marcos já tocou com diversos artistas, como Lenine, Zizi Possi, Zé Kéti, Marisa Monte, além de fazer parte de grupos musicais, entre eles Pife Muderno, de Carlos Malta, e o Trio 3-63, do qual também fazem parte: Andrea Ernest Dias e Paulo Braga.

Na segunda semana, no dia 09, Wagner Tiso e Victor Biglione continuam a série com o show "Tocar - a poética do som", gravado no auditório do BNDES. Wagner, conhecido por seu trabalho com Orquestra Sinfônica e Quarteto de Violoncelos, e Victor Biglione, que já transitou pelo rock, música popular e jazz, voltam à linha jazzistica, num show repleto de improvisos. No repertório, canções como "Na cadência do samba", de Ataulfo Alves; "Sonho de um carnaval", de Chico Buarque; "Cravo e canela, de Milton Nascimento; "Samba de uma nota só", de Newton Mendonça; e ainda "Nave cigana", composição própria de Wagner Tiso.

O piano de Gilson Peranzzetta e o violão de Nelson Faria são os instrumentos em destaque do programa no dia 16. No show realizado na Sala Baden Powell, em Copacabana, Zona Sul do Rio, eles apresentam dez canções originais, duas das quais em parceria ("Caindo no Chôro" e "Rua Bougainville"), além de releituras dos clássicos "Estamos aí" e "Doce de Côco". Durante o show, ora fazem solos, ora tocam juntos, sempre buscando novas dinâmicas e texturas musicais. O Duo nasceu no Festival Canto da Primavera, em Pirenópolis (GO), onde se conheceram.

No dia 23, é a vez de Hamilton de Holanda Quinteto, grupo que vem se apresentando em vários festivais e eventos no Brasil e no exterior. Desta vez, aportou no auditório do BNDES. O quinteto foi o grupo musical mais premiado em 2007, tendo sido indicado duas vezes ao Grammy latino. Sua musicalidade é uma síntese de gêneros, como a bossa nova, o choro, o rock e o jazz. Eles já dividiram palco, inclusive, com artistas do porte de Maria Bethânia, Djavan, João Bosco e Ivan Lins. No repertório do show, todo composto por músicas de Hamilton de Holanda, estão "Ano Bom", "Estrela Negra" e "Tamanduá". Além de Hamilton, que toca bandolim de 10 cordas, fazem parte do Quinteto: André Lopes, no baixo; Gabriel Grossi; na harmomia e gaita; Marcio Bahia, na bateria; e Daniel Santiago, no violão.

Para encerrar o mês de setembro, no dia 30, o programa apresenta show do pianista, compositor e arranjador Cristovão Bastos. O show "Curtindo a gafieira", realizado no auditório do BNDES, é um resgate da boa música da dança de salão, a qual Cristóvão teve o primeiro contato aos 17 anos quando começou a tocar na noite. As composições inéditas, todas de sua autoria, são também um chamado às pessoas para a pista de dança. O show vem temperado com os vários estilos musicais deste universo: Gafieira Suburbana e O Galo Fugiu - dois sambas típicos de salão; o bolero Fim de Tarde - Posto 3, Outro Verão; Maxixe, Quiabo e Jiló; Vai e Volta, samba de gafieira com uma forma de harmonizar diferente e solos livres; e Partido de Canja, um partido instrumental improvisado.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 07/08/2009 - 13:54 e atualizado em 07/08/2009 - 13:54

Últimas

O que vem por aí