Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Crítica da crítica

Chamadas

No AR em 06/03/2013 - 02:00

Arte do Artista desta semana inova, mais uma vez, e faz uma crítica da crítica. E para falar da eterna, necessária e tumultuada relação entre crítica e criação, Aderbal Freire-Filhoentrevista dois expoentes de uma nova geração de críticos de cultura: os filósofos da artePatrick Pessoa e Vladimir Vieira, que editam aVISO – Cadernos de estética aplicada, uma revista eletrônica de estética.

Fazendo um crítica sobre a decadência da crítica aprofundada no Brasil, Aderbal discute questões contundentes com seus convidados, como “onde estão os novos bons críticos de arte?”, “onde estão os novos Otto Maria Carpeaux?”, “onde estão as novas revistas influentes de discussão estética, como foi a Revista Senhor, no século passado?”.

Para Vladimir, boa parte da crítica cultural atual "não passa de uma guia de consumo, um texto apressado que apenas expressa uma mera opinião pessoal, que não faz uma análise mais profunda do que há de relevante nas obras". Por outro lado, para Patrick sempre tivemos bons exemplos de uma critica baseada mais na análise da obra do que na mera opinião pessoal do crítico. "Essa é a verdadeira crítica, a que de fato dialoga com a obra de arte e a ajuda a se impor no campo cultural. Essa critica tem um dimensão de criação também. É o caso da leitura de Roberto Schwarz sobre Machado de Assis e a de Ismail Xavier sobre Glauber Rocha."




Criado em 04/03/2013 - 17:38 e atualizado em 04/03/2013 - 17:38

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí