Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Do AI-5 ao Fim do Milagre: 1968 a 1973 - Os Caminhos da Democracia

Do AI-5 ao fim do “Milagre”: os anos de 1968 a 1973
 
http://tvbrasil.ebc.com.br/os-caminhos-da-democracia/episodio/o-periodo-do-milagre-economico-e-dos-anos-de-chumbo-do-ponto-de
 
O episódio desta semana começa retomando a edição do AI-5 (Ato Institucional nº 5), em dezembro de 1968. A seguir, o programa aborda o Habeas corpus e a repressão. Nesta época, os sequestros de embaixadores e de outras autoridades foram utilizados como arma política para combater a ditadura.

Tornou-se frequente também a censura aos meios de comunicação enquanto a ditadura buscava ampliar sua própria publicidade e divulgação. Neste contexto, ocorre a disseminação da imprensa alternativa no país como forma de crítica e resistência.

Enquanto isso, na área financeira, o Brasil experimentou um significativo crescimento econômico entre 1967 e 1973, período também conhecido como o “Milagre Econômico” brasileiro. Esta época também é chamada de “Anos de Chumbo” em virtude da grande repressão exercida pelos militares às manifestações populares.

Apesar desta repressão, o combate à ditadura existia. Merece destaque a luta armada contra o regime. A série Os Caminhos da Democracia também mostra, sob a perspectiva de Herbert José de Souza, o saudoso Betinho, morto há 15 anos, como a Igreja se posicionou durante a ditadura. O programa desta semana ainda aborda a questão dos exilados que atuaram contra a ditadura e o golpe de estado que foi realizado pelos militares chilenos em 1973 para derrubar o regime democrático constitucional do Chile.

 




Criado em 22/02/2013 - 12:22 e atualizado em 22/02/2013 - 12:22

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí