Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Isto é Pelé

A trajetória do Rei do Futebol ganha as telas

Ciclos de Cinema

No AR em 22/06/2014 - 01:30

Documentário retrata a carreira de Pelé, o Atleta do Século, nos gramadosO documentário Isto é Pelé destaca momentos importantes da carreira de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, como sua participação nas Copas do Mundo defendendo o Brasil, a despedida dos gramados pela seleção brasileira e, é claro, mais de 100 gols dos mil e alguns que o craque marcou em 18 anos de carreira.

Narrado por Sérgio Chapelin, o filme revela imagens de Pelé correndo nas praias de Santos, orientando os jogadores infantis do time paulista, fazendo exames médicos no clube e praticando atletismo. Nas cenas de arquivo sobre a sua carreira de jogador de futebol, as primeiras imagens mostram a "volta olímpica" de Pelé no Maracanã, na sua despedida da Seleção Brasileira em 1971.

A produção lembra a importância da participação do atleta do século na Copa do Mundo de 1958, mostrando em detalhes seus gols e jogadas principalmente na semifinal com a França e na final com a Suécia. Pelé, contudo, destaca seu gol contra o País de Gales que, segundo ele, lhe deu confiança para jogar como titular da seleção brasileira.

As partidas da seleção brasileira nas Copas de 1962 (no Chile), de 1966 (na Inglaterra) e de 1970 (no México) também merecem atenção. Aparecem ainda gols e as jogadas de outros ídolos do futebol brasileiro. A brilhante participação de Garrincha no torneio recebe bastante destaque.

Pelé imortalizou a camisa 10 da seleção e fez história no Santos. O filme mostra vários gols do atleta, especialmente o de número mil marcado em 1969 e a final com o Benfica em 1962. Além dos gols e das grandes jogadas, algumas cenas da violência em campo como a fratura do jogador da Alemanha em um jogo contra a seleção brasileira são mostradas em Isto é Pelé.

O documentário encerra com mais imagens das despedidas de Pelé em 1971 e o seu belo gol na última partida (comemorativa) de Garrincha em 1973. Reprise. 70 min.

Camisa 10 do Santos em ação no documentário "Isto é Pelé"




Ano: 1974. Gênero: documentário esportivo. Direção: Eduardo Escorel e Luiz Carlos Barreto, com Pelé e Sérgio Chapelin.

Classificação Indicativa: Livre

Criado em 19/12/2013 - 11:11 e atualizado em 18/06/2014 - 16:57

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí