Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O Grande Ditador

Clássico que satiriza líder nazista foi primeiro filme inteiramente

Ciclos de Cinema

No AR em 24/12/2015 - 02:30

Chaplin interpreta dois personagens no filme, sendo um deles é o ditador Adenoid Hynkel

Quarta-feira, 23 de dezembro (madrugada de quarta para quinta-feira), à 0h30

A trama de “O Grande Ditador” começa durante a Primeira Guerra Mundial. Chaplin é um barbeiro judeu que atua como cadete do exército da nação fictícia da Tomânia e tenta salvar um soldado chamado Schultz (Reginald Gardiner).

O personagem de Chaplin perde a memória quando o avião em que ele e Schultz estão colide com uma árvore. O soldado escapa das ferragens, mas Chaplin passa seus próximos vinte anos no hospital, enquanto muitas mudanças acontecem em Tomânia.

Adenoid Hynkel (também interpretado por Charlie Chaplin) assume o governo e acredita em uma nação puramente ariana e passa a discriminar os judeus locais. O grande ditador da Tomânia persegue judeus com a ajuda dos ministros Garbitsch (Henry Daniell) e Herring (Bill Gilbert).

Esta situação é desconhecida pelo barbeiro judeu que estava hospitalizado. Após a alta, o ex-cadete sofre amnésia e não lembra o que aconteceu na Primeira Guerra. Por ser judeu, passa a ser perseguido e precisa viver no gueto onde conhece a lavadora Hannah (Paulette Goddard) por quem se apaixona.

Cena do longa "O Grande Ditador" cujo protagonista quer dominar o mundo

A vida dos judeus é monitorizada pela guarda de Hynkel que tem planos de dominar o mundo. O próximo passo do líder de Tomânia é invadir Osterlich, um país vizinho. Para isso, negocia um acordo com Benzino Napaloni (Jack Oakie), ditador da Bacteria.

Primeiro filme inteiramente falado e sonorizado de Charlie Chaplin, “O Grande Ditador” foi o maior sucesso de bilheteria do diretor. Iniciado em 1937 e concluído três anos depois, o longa satiriza o nazismo, o fascismo e seus maiores propagadores, Adolf Hitler e Benito Mussolini. Indicado ao Oscar em cinco categorias, incluindo a de melhor filme e melhor ator para Chaplin, o clássico não conquistou nenhuma estatueta. Reprise. 124 min.

Clássico "O Grande Ditador", de Charlie Chaplin, levou três anos para ser concluído e foi lançado em 1940

 



Título original: The Great Dictator. País de origem: Estados Unidos. Ano de estreia: 1940. Gênero: comédia. Direção: Charlie Chaplin, com Charlie Chaplin, Paulette Goddard, Jack Oakie, Reginald Gardiner, Henry Daniell, Bill Gilbert, Grace Hayle, Carter DeHaven, Maurice Moscovitch, Emma Dunn, Bernard Gorcey, Paul Weigel.

Classificação indicativa: Livre.

Criado em 26/09/2014 - 17:46 e atualizado em 21/12/2015 - 09:46

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí