Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tempos Modernos

Marco na história do cinema, filme é emblemático ao criticar a vida

Ciclos de Cinema

No AR em 28/12/2015 - 02:30

O personagem Carlitos (Charlie Chaplin) vive um operário no clássico "Tempos Modernos"Filme discute o ritmo acelerado da vida moderna que segue o fluxo da produção em série Nesta madrugada de segunda (28/12) para terça, às 00h30.Em um mundo moderno e industrializado, Carlitos (Charlie Chaplin) trabalha como operário em uma linha de montagem. Após testar uma "máquina revolucionária" para evitar a hora do almoço, o protagonista é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho. O Vagabundo tem um colapso nervoso em virtude do ritmo intenso de trabalho com produção em série.

Após um longo período em um sanatório, ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado pois a fábrica fechou. Carlitos deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada. O Vagabundo é preso por engano ao ser confundido com um agitador comunista que liderava uma marcha de operários em protesto.

Simultaneamente uma jovem (Paulette Goddard) rouba comida para salvar suas irmãs famintas que ainda são bem jovens. Elas não têm mãe e o pai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas a jovem consegue escapar.

Considerado um dos filmes mais emblemáticos e críticos da obra de Charlie Chaplin, o longa “Tempos Modernos” aborda a vida urbana nos Estados Unidos na década de 1930, imediatamente após a crise de 1929. Na época, a depressão atingiu a sociedade norte-americana e levou grande parcela da população ao desemprego e à fome.

Último filme mudo realizado pelo cineasta, a comédia marca também a última aparição do ator e diretor como vagabundo. Todas as canções do  filme “Tempos Modernos” foram compostas pelo próprio Charlie Chaplin. Inédito. 87 min.




Título original: Modern Times. País de origem: Estados Unidos. Ano de estreia: 1936. Gênero: comédia. Direção: Charlie Chaplin, com Charlie Chaplin, Paulette Goddard,  Henry Bergman,  Al Ernest Garcia, Gloria DeHaven, Edward LeSaint.

Classificação indicativa: Livre.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 19/09/2014 - 19:09 e atualizado em 18/12/2015 - 18:29

Últimas

O que vem por aí