Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Recife de corais

Cientistas vão até a costa de Zanzibar com a missão de preservar a

Ciência Nua e Crua

No AR em 21/08/2012 - 22:00

Na reestreia da série Ciência Nua Crua, os cientistas estão juntos em seu mais ambicioso desafio: proteger um recife de corais em Chumbe, uma minúscula ilha da costa de Zanzibar que é o lar de um dos recifes com a maior diversidade do Oceano Índico. Lá vivem 400 espécias de peixes tropicais e 200 tipos de corais. Mas esse mundo subaquático está sob ameaça de barcos pesqueiros e navios que passam por ali.

Para ajudar a preservar a diversidade marítima da ilha, o grupo tem a tarefa de inventar uma espécie de sistema que possa alertar os barcos quando eles entrarem na área protegida. É um desafio conjunto e o grupo chega a uma solução incomum: provavelmente o primeiro alarme de recife de corais do mundo! A tarefa fica com Mike e Jonathan e, como Chumbe é uma ilha ecológica, a energia que eles precisam deve vir de uma fonte renovável – baterias estão fora.

Depois disso, Ellen e Kathy têm a tarefa de ancorar o alarme no lugar. Elas sabem que cada anel do recife está a 300 metros da costa, mas não fazem ideia da profundidade da água. Na hora de fixar o alarme em um dos locais, elas vão precisar encontrar uma forma de medir a profundidade da água para que elas possam saber precisamente o tamanho das cordas necessárias para a ancoragem, mas com a forte correnteza não será tão simples quanto parece.





Criado em 24/05/2012 - 16:47 e atualizado em 14/08/2012 - 11:41

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí