Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Vanderlei Bagnato

Cientistas Brasileiros entre os Melhores

No AR em 29/02/2020 - 09:30

O trabalho do físico atômico e professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), Vanderlei Bagnato é o tema deste Cientistas Brasileiros entre os Melhores.   

Bagnato criou tecnologias inovadoras e acessíveis para saúde, por meio da fotodinâmica. Entre elas, um dispositivo para o diagnóstico e tratamento óptico do câncer de pele não melanoma com resultados promissores, principalmente na eliminação de tumores iniciais.

Bagnato criou tecnologias inovadoras e acessíveis para saúde
Bagnato criou tecnologias inovadoras e acessíveis para saúde - Reprodução/TV Brasil

O aparelho usa a luz para atacar as células doentes, eliminando-as. Não tem efeitos colaterais e sua efetividade é quase a mesma da cirurgia, sem a necessidade de uma internação hospitalar. O dispositivo deve ser adotado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

"Não podemos ter uma medicina que vai depender do poder aquisitivo das pessoas. Temos que ter tecnologias que consigam resolver o problema dentro da nossa realidade", afirmou Bagnato, dedicado a usar a física na saúde de todas as pessoas.

Congratulado com uma série de prêmios dentro e fora do Brasil, o professor também estuda o relógio atômico. O aparelho mede o tempo com toda a precisão, baseado na atividade dos átomos. A pesquisa com relógio que ele mantém é fundamental para os sistemas de navegação área, os GPS, as  telecomunicações e a Defesa.

Uma das preocupações do cientista é que os benefícios da ciência sejam acessíveis
Uma das preocupações do cientista é que os benefícios da ciência sejam acessíveis - Reprodução/TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/02/2020 - 14:50

Últimas

O que vem por aí