Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cine Mundial apresenta o longa épico Aleksandr Nevsky

Título é considerado um dos clássicos do cineasta Serguei Eisenstein

A trama de ficção histórica "Aleksandr Nevsky" é o destaque da sessão Cine Mundial que a TV Brasil leva ao ar nesta segunda (6), às 23h45. O filme épico dirigido pelo cineasta Serguei Eisenstein foi restaurado em 2015.

O longa revela a história do príncipe que liderou o exercito russo contra a invasão dos cavaleiros teutônicos em 1242. A obra estabelece um paralelo entre aqueles invasores e as hordas de Hitler que se preparavam para devastar a URSS nos final dos anos 1930. A produção foi filmada em preto e branco por Serguei Eisenstein entre 1937 e 1938.

Para realizar o filme, Eisenstein contou com o apoio de Pyotr Pavlenko na construção do roteiro e de Dmitri Vassilyev no trabalho de direção. O filme "Aleksandr Nevsky" teve trilha musical do compositor russo Serguey Prokofiev.

Trama

Na primeira metade do século XIII, o príncipe Aleksandr Nevsky evita o confronto com os tártaros – que impunham pesados tributos às cidades russas – e concentra os esforços na organização de um exército popular para enfrentar uma ameaça mais perigosa: os temíveis Cavaleiros Teutônicos.

Os invasores pretendiam se apossar do território russo, submetê-lo ao Sacro Império Romano-Germânico e erradicar sua cultura. O episódio historicamente ficou conhecido como Batalha do Lago Peipus ou "Batalha no gelo".

Ficha Técnica
Ano: 1938. País: União Soviética. Idioma: russo. Gênero: ficção histórica. Direção: Serguei Eisenstein. Elenco: Nikolay Cherkassov, Nikolai Oklopkov, Andrei Abrikosov, Valentina Ivasjova. Duração: 112 min. Classificação: 18 anos.

Serviço
Cine Mundial - "Aleksandr Nevsky" - segunda, dia 6, às 23h45, na TV Brasil.

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6818

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 03/08/2018 - 13:15 e atualizado em 03/08/2018 - 13:15

Últimas

O que vem por aí