Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A Idade da Terra

Filme de Glauber Rocha põe em discussão dilemas étnicos e sociais do

Cine Nacional

No AR em 22/10/2015 - 01:54

Maurício do Valle e Ana Maria MagalhãesAmbientado no Rio de Janeiro em fins dos anos 1970, A Idade da Terra retrata quatro protagonistas que representam uma figura messiânica: um “Cristo Negro”, interpretado por Antonio Pitanga; um “Cristo Pecador”, papel de Jece Valadão; Dom Sebastião – um messias no semblante de conquistador português –, interpretado por Tarcísio Meira e o ator Geraldo Del Rey na pele do “Cristo Guerreiro” Lampião.

Com ares proféticos, o filme reconta o mito cristão por meio de símbolos e costumes da cultura brasileira. Baseado num poema de Castro Alves, o último longa dirigido por Glauber Rocha é considerado o mais polêmico da obra do cineasta.

A Idade da Terra recebeu Menção Honrosa (para a atriz Norma Bengell) na XXXVII Mostra Internacional de Cinema (Veneza, 1980), e o Prêmio do Museu de Arte Moderna de Cartagena (XXII Festival de Cinema de Cartagena). Inédito. 160 min.




País de origem: Brasil. Ano de estreia: 1980. Gênero: Drama. Direção: Glauber Rocha, com Maurício do Valle; Jece Valadão; Antonio Pitanga; Tarcísio Meira, Geraldo D’EI Rey; Ana Maria Magalhães; Carlos Petrovicho; Norma Bengel; Mário Gusmão; Danuza Leão; Glória X ; Laura Y; Paloma Rocha

Classificação indicativa: 18 anos.
 

Criado em 13/08/2014 - 16:26 e atualizado em 20/10/2015 - 19:18

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí