Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O Homem do Pau-Brasil

Comédia fantástica de Joaquim Pedro de Andrade busca recriar o

Cine Nacional

No AR em 06/10/2015 - 03:00

Ítala Nandi e Flávio Galvão interpretam o escritor Oswald de Andrade no longaGrande Otelo e Dina Sfat também atuam no filme de Joaquim Pedro de AndradeO Homem do Pau-BrasilComédia, delírio rigoroso sobre a vida, paixão e obra do revolucionário escritor modernista Oswald de Andrade. O filme recria o universo do movimento modernista de 1922, centrado nas atividades frenéticas do escritor e dos demais artistas e simpatizantes do período.

Na trama, o escritor é representado simultaneamente por um ator e uma atriz, Flávio Galvão e Ítala Nandi. Os dois Oswalds partilham com as demais personagens as mesmas camas e ideias até que estas os separem. Com a devoração de Oswald-macho pelo Oswald-fêmea, dá-se a criação da mulher do pau-brasil, líder da revolução que instalará o matriarcado antropófago como regime político do país.

A partir da recriação ficcional de momentos da vida e da obra do escritor Oswald de Andrade, a ideia do diretor Joaquim Pedro de Andrade era discutir o legado modernista em sua vertente mais radical e experimental.

Último filme dirigido pelo cineasta, a comédia fantástica “O Homem do Pau-Brasil” recebeu o troféu Candango de melhor filme e melhor atriz (Dina Sfat) no Festival de Brasília de 1981. Reprise. 102 min.

 




Ano de estreia: 1981. Gênero: comédia fantástica. Direção: Joaquim Pedro de Andrade, com Ítala Nandi, Flávio Galvão, Regina Duarte, Cristina Aché, Dina Sfat, Dora Pellegrino, Juliana Carneiro da Cunha, Grande Otelo.

Classificação Indicativa: 18 anos

 

Criado em 22/05/2014 - 12:50 e atualizado em 02/10/2015 - 19:14

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí