Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pro Dia Nascer Feliz

Filme faz uma investigação do relacionamento do adolescente com a

Cine Nacional

No AR em 23/12/2012 - 00:30

Segundo longa de João Jardim, diretor do documentário Janela da Alma que, em 2002, bateu recordes de público no gênero, Pro Dia Nascer Feliz faz uma investigação do relacionamento do adolescente com a escola - ambiente fundamental em sua formação.

O diretor traz à tona, além de questões comuns a qualquer adolescente dentro do ambiente escolar, questões como a desigualdade social e o impacto da banalização da violência no desenvolvimento de muitos desses jovens.

Definido pelo próprio diretor como "um diário de observação da vida do adolescente no Brasil em seis escolas", Pro Dia Nascer Feliz flagra o dia a dia e entra na subjetividade de alunas e professores de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.

As entrevistas são intercaladas com sequências de observação do ambiente das escolas. Sem exercer interferência direta, a câmera flagra salas de aula, esquadrinha corredores, pátios e banheiros, testemunha uma reunião de conselho de classe, em que os professores decidem o destino curricular dos alunos "difíceis", e mostra momentos de relativa intimidade pessoal.

O filme recebeu onze prêmios nacionais e internacionais, inclusive o prêmio especial do júri no Festival de Gramado 2006, levando 140 mil pessoas ao cinema. Reprise. 88 min.




Ano: 2006. Gênero: documentário. Direção: João Jardim

Livre

Ultimas

O que vem por aí