Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Terra em Transe

Clássico dirigido por Glauber Rocha foi premiado em Cannes

Cine Nacional

No AR em 07/10/2015 - 03:30

Paulo Autran protagoniza "Terra em Transe"Longa dirigido por Glauber Rocha marcou épocaConsiderado o mais importante e polêmico filme de Glauber Rocha e um dos ícones do Cinema Novo, Terra em Transe foi restaurado em alta definição e está de volta às telas. O filme é um poema, declamado durante o transe vivido pelo personagem Paulo Martins na hora de sua morte. É por meio da visão atormentada do poeta que o filme é criado, levando para a tela a fusão entre o fantástico e o real.

Em planos de filmagem incomuns, Glauber expôs de forma poético-política as contradições do nascimento e da colonização de Eldorado – país imaginário - permeadas pela tradição cultural brasileira, fazendo alusão ao momento político vivido pelo Brasil entre 1960 e 1966.

Mesmo usando metáforas e mensagens entrecortadas, Terra em Transe foi censurado pela ditadura e dividiu opiniões mesmo entre militantes da esquerda, em 1967, ano de seu lançamento.

Considerado pela escritora francesa Marguerite Duras "uma fabulosa ópera cinematográfica", o terceiro longa de Glauber foi inovador em sua linguagem alegórica, lançando as bases para o movimento tropicalista.

O impacto do filme no Brasil e no exterior, refletido no histórico debate no Museu da Imagem o do Som (MIS) após o seu lançamento no Rio (Maio de 67), influenciou o movimento estudantil francês e foi tema teses na Sorbonne que apontam Terra em Transe ao lado de Prima de la Revoluzione e A Chinesa, de Godard, como as obras que mais motivaram os protestos conhecidos como "Maio de 68".

Na época de sua estreia, o filme levou diversos prêmios, inclusive o da Crítica Internacional no Festival de Cannes (1967), um dos mais importantes do mundo. Anos após, Terra em Transe voltou a Cannes, desta vez exibido na mostra de filmes restaurados do festival. Reprise. 115 min.




Ano: 1967. Gênero: drama. Direção: Glauber Rocha, com Jardel Filho, Paulo Autran, José Lewgoy, Glauce Rocha, Paulo Gracindo, Hugo Carvana, Danuza Leão, Jofre Soares, Modesto de Sousa, Mário Lago, Flávio Migliaccio, Telma Reston, José Marinho, entre outros

Não recomendado para menores de 14 anos


 

Ultimas

O que vem por aí