Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fotografia

Profissionais e especialistas apresentam diferentes visões sobre essa

Comentário Geral

No AR em 08/12/2012 - 21:00

Silvio TendlerOlha o passarinho! Esta semana, o assunto do Comentário Geral é fotografia. Nem pense em piscar, que Antonio Jr., professor do curso de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF) conta um pouco da história da fotografia.

Milton Guram, fotógrafo e Coordenador do Foto-Rio, dá mais informações sobre o lambe-lambe, um tipo de fotógrafo em extinção, também conhecido como fotógrafo de sapateria (por usar um sapato como fundo das fotos). Presente a partir do século XIX nos espaços públicos das cidades brasileiras, o lambe-lambe teve um papel fundamental na popularização da fotografia no país. 

Editor-Chefe da revista Rolling Stone, Pablo Miyazawa  explica a relação da revista com a fotografia. Já a cineasta Cristina Leal fez um documentário sobre o olhar fotográfico no cinema, pelas lentes de alguns dos maiores profissionais do Brasil. E por falar em olhar fotográfico, Silvio Tendler conta sua relação com a fotografia e quando surgiu a ideia do programa Caçadores da Alma.

Com a profusão de smartphones e o legado da câmera digital, todo mundo é um fotógrafo em potencial. É a democratização da fotografia ou a banalização do olhar? Qual o futuro da fotografia? O fotógrafo e artista visual Marco Antonio Portella responde.

Depois do Orkut, do Twitter e do Facebook, eis que surge o Instagram, aplicativo de fotos que tem feito todo mundo postar imagens de seu dia-a-dia na Internet. Mas, para o publicitário, redator e instagramaholic João Paulo Caruso, uma imagem vale mais com mil palavras. E é assim que ele faz: belas fotos e o característico bom humor nas legendas.




Criado em 26/11/2012 - 17:09 e atualizado em 07/12/2012 - 22:46

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí