Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sonho

Essa é a palavra da vez no programa que comenta, de cultura a arte, a

Comentário Geral

No AR em 03/11/2012 - 21:00

Luiza Sarmento"Não durma antes de sonhar." Esta frase é do poeta Frederico Sommer, mas poderia descrever o Comentário Geral de hoje: sonho é a palavra da vez!

Você sabe exatamente o que é o sonho? Será que acontecimentos de vidas passadas e até futuras podem ser vistos nos sonhos? E quando se sonha com algum desconhecido e logo em seguida ele passa na rua, hein?! São os mistérios dos sonhos, revelados pelo psicólogo João Oliveira.

Já o sonambulismo, apesar de assustador, é bem real e se trata de um transtorno comportamental. É muito frequente em crianças, mas há adultos que andam e falam sozinhos à noite e, o pior, dormindo. Quem conta um pouco sobre o assunto é a neurologista Andrea Bacelar.

Quem já ouviu falar no sonho americano? É um dos maiores conceitos introjetados na cultura estadunidense e pode ser definido como a possibilidade de se ter sucesso e enriquecer somente com esforço e determinação. Hoje, esse panorama está muito diferente. Quem nos explica é o economista Rodrigo Constantino.

Nós aqui também temos um sonho: o sonho brasileiro. Trata-se de um estudo sobre o futuro do país a partir da perspectiva de jovens de 18 a 24 anos. O coordenador, Gabriel Milanez, conta como nasceu a ideia, seus resultados e o que a pesquisa pretende mostrar.

Em janeiro de 1969, John Lennon disse uma frase de impacto, que deixou milhares de fãs desiludidos: "o sonho acabou"... e com ele, a maior banda de todos os tempos, Os Beatles. Mas você sabe a verdadeira história por trás do fim dOs Beatles? Teria a Yoko Ono alguma coisa a ver com isso? Quem responde é o professor do Departamento de Comunicação da PUC-RIO, Gustavo Gadelha.

Em 1998, um grupo de jovens mexicanos fundou a ONG Sonhar Acordado, que tinha como principal objetivo melhorar a vida de algumas crianças pobres. Os coordenadores da ONG no Brasil, Mariana Oliveira e Luiz Flávio Azevedo, explicam o projeto.

Para terminar, a professora de Teoria e Crítica de Cinematografia da PUC-RIO, Denise Lopes, analisa o polêmico filme de David Lynch, Cidade dos Sonhos. Já Alberto Bial observa o virtuosismo da maior seleção de basquete dos Estados Unidos e do mundo, mais conhecida como dream time ou time dos sonhos.





Ultimas

O que vem por aí