Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto homenageia diretores da Sala Cecília Meireles no Partituras

Orquestra Sinfônica Brasileira presta homenagem a músicos renomados

O programa Partituras apresenta um concerto em homenagem a três diretores da Sala Cecília Meireles: João Guilherme Ripper, Jean Louis Steuerman e Miguel Proença. A performance gravada com exclusividade pela TV Brasil vai ao ar neste domingo (16), às 12h30.

 Com regência de Lee Mills, a apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) faz um tributo a esses grandes músicos que, com suas gestões, abrilhantaram a trajetória deste relevante cenário da música no Rio de Janeiro. O pianista Jean Louis Steuerman e a soprano Angélica de La Riva completam o time que executa o recital.

Em mais de cinco décadas, a Sala Cecília Meireles foi palco de importantes momentos para a cultura do país. Artistas, orquestras e conjuntos renomados passaram por lá, deixando sua marca e promovendo a difusão da música clássica e popular.

O palco não foi o único lugar da Sala em que os artistas demonstraram seus talentos. Com grandes músicos na direção, a Sala Cecília Meireles se transformou ao longo do tempo e garantiu ao público o que há de melhor no cenário musical. É o caso dos três últimos diretores da casa, homenageados nesta edição do programa Partituras.

Sob a gestão do compositor João Guilherme Ripper, a Sala passou por uma ambiciosa e cuidadosa reforma, que restaurou os sons originais e aprimorou ainda mais a sua acústica. Além disso, em dez anos, ele promoveu inúmeros espetáculos marcantes como o ciclo com a Integral das Sonatas para Piano de Beethoven, nas mãos do pianista François-Frédéric Guy.

 Já o pianista Jean Louis Steuerman foi responsável por programar prestigiosas estreias. Graças a ele que o público carioca pode, pela primeira vez, assistir ao vivo todas as sinfonias de Schubert.

Steuerman também se dedicou a realizar premières de música contemporânea, como o Mantra, de Stockhausen; obras de Manoury; e, ainda, a Segunda Sonata para Piano de Pierre Boulez.

 Ao reassumir a gestão em 2017, Miguel Proença se comprometeu a reafirmá-la enquanto espaço de difusão da música de concerto. E assim o fez: trouxe, por exemplo, uma variedade de orquestras para o palco, realizou ciclos com obras de Brahms e Rachmaninov, criou a Série Sala Lírica, que foi um verdadeiro sucesso – com joias do repertório lírico e operístico.
 

Sobre o Partituras

 Há mais de cinco anos no ar, o programa Partituras busca democratizar o acesso à chamada grande música com espetáculos semanais de 52 minutos na televisão aberta. A produção da emissora pública mostra concertos registrados em parceria com instituições como a OSB, UFRJ, UFF, OPES, Sala Cecília Meireles, BNDES e Theatro Municipal.

 Além das grandes apresentações, o Partituras ainda traz entrevistas com os artistas convidados. A ideia é aprofundar e enriquecer a experiência do telespectador que pode conhecer a trajetória dos músicos e descobrir curiosidades sobre as obras executadas.

Os espetáculos exibidos pela TV Brasil no programa Partituras podem ser conferidos semanalmente no site http://tvbrasil.ebc.com.br/partituras e no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android e iOS, e também por meio do endereço http://play.ebc.com.br.

 A produção da emissora pública também é exibida em horário alternativo. O programa pode ser visto na telinha da TV Brasil aos sábados, às 5h, e nas madrugadas de domingo para segunda-feira, às 2h30. O Partituras ainda tem uma versão radiofônica. A atração vai ao ar pela Rádio MEC FM Rio 99,3 MHz e Rádio MEC AM Rio 800 kHz.
 

Serviço

Partituras - domingo, 16/2, às 12h30, na TV Brasil
Partituras - domingo, 16/2, para segunda-feira, dia 17/2, às 2h30, na TV Brasil
Partituras - sábado, 22/2, às 5h, na TV Brasil
Partituras - aplicativo EBC Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br

Criado em 14/02/2020 - 15:45 e atualizado em 14/02/2020 - 15:45

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí