Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça o Farol de São Tomé, projetado por Gustave Eiffel

Torre situada em Campos (RJ), foi obra do engenheiro francês

O Farol de São Tomé, grande torre que chama atenção na praia de Campos dos Goytacazes, cidade na região Norte do estado do Rio de Janeiro, é o destino da série Faróis do Brasil desta quinta (20), às 22h, na TV Brasil.

A produção da emissora pública destaca a importância histórica, a beleza de monumentos e a relação que essas torres têm com suas cidades. Neste episódio, o programa investiga o farol construído em 1877 e inaugurado cinco anos depois, em 29 de julho de 1882, data especialmente escolhida para coincidir com os festejos do 36° aniversário da Princesa Isabel.

A obra do Farol de São Tomé foi projetada ainda na era do Império pelo engenheiro francês Gustave Eiffel. Ele é conhecido pela participação na construção da Estátua da Liberdade (1888), em Nova Iorque, e da torre que leva o seu nome em Paris (1889).

Do alto de seus 45 metros de altura e com nada menos que 216 degraus, o Farol de São Tomé tem um alcance de mais de 70 quilômetros. A torre auxilia a navegação na região, que no passado se destacou com a produção de açúcar em seus canaviais e que, já há algum tempo, desponta como polo de exploração de petróleo.

Sobre o Faróis do Brasil

Em 13 episódios de 26 minutos, a produção da TV Brasil revela as histórias e as belezas naturais de diversos faróis do país, alguns dos quais figuram como cartões postais em suas regiões.

Programa da nova sessão Brasil em Faixa, a série apresenta, em formato de reportagem especial, informações sobre um farol da região Sudeste ou Nordeste em sua primeira temporada.

Nesses locais, o programa aborda a história do monumento e da cidade onde a construção está situada. Também traz entrevistas com moradores da área que tenham forte ligação com o farol.

Os episódios semanais da série Faróis do Brasil contam com belas imagens aéreas dessas torres ao som de músicas relacionadas ao monumento visitado. Essa trilha sonora embala uma viagem em um universo de conhecimento

Produzido com equipe própria da emissora, o programa exibido toda quinta-feira às 22h tem horário alternativo na programação da TV Brasil. A série também pode ser acompanhada toda sexta-feira, às 5h30, e aos domingos, às 17h30.

Serviço
Faróis do Brasil – quinta-feira, dia 20/6, às 22h, na TV Brasil
Faróis do Brasil – sexta-feira, dia 21/6, às 5h30, na TV Brasil

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Criado em 18/06/2019 - 14:00 e atualizado em 18/06/2019 - 14:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí