Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a maior população indígena fora da Amazônia

Caminhos da Reportagem revela como tribos vivem na periferia de SP

O programa Caminhos da Reportagem desta quinta (16), às 22h, na TV Brasil, acompanha os protestos na Terra Indígena do Jaraguá, onde cinco aldeias ocupam o espaço na região da periferia de São Paulo.

Uma das aldeias tem menos de dois hectares. Ali, setecentas famílias habitam um lugar sem infraestrutura. Nem todas as casas têm banheiro e o rio que circunda o parque está poluído pelo lixo dos não-indígenas que vivem no entorno.

A oitenta quilômetros das aldeias do Jaraguá, 98 famílias guarani vivem de modo totalmente diferente. Eles têm espaço para os rituais da cultura, para a caça, a pesca, e estão no meio de uma reserva da Mata Atlântica. Mas os cerca de seiscentos indígenas também têm medo de serem expulsos a qualquer momento. "Estamos na aldeia desde a década de 1920, mas a demarcação feita em 1985 e até agora não foi homologada", diz Mariano Fernando, líder da aldeia.

A demarcação e preservação da cultura são tema dos rappers Jefersom Xondaro Guarani e Glowers Mirindju Guarani, e estão presentes no dia a dia de todos os jovens. Eles lutam para não perder os vínculos, indo e voltando para as aldeias de onde saíram no norte e nordeste do país.

Serviço
Caminhos da Reportagem – quinta-feira (16), às 22h, na TV Brasil
Caminhos da Reportagem – quinta (16) para sexta-feira (17), às 3h15, na TV Brasil

Ultimas

O que vem por aí