Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Centro Cultural Domingos Vieira Filho

Conheça o acervo do museu maranhense

Conhecendo Museus

No AR em 14/05/2016 - 06:30

Bumba meu boiA câmera do  Conhecendo museus faz a sua primeira visita ao Nordeste do Brasil e vai nos guiar ao  Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, localizado no estado do Maranhão. O espaço está instalado na ilha de São Luís, em um sobrado do século 19. O local preserva toda a riqueza da produção cultural popular maranhense, com uma exposição permanente que inclui vestimentas, adereços e objetos usados em festas e nas manifestações folclóricas.

O Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho a começar pelo nome homenageia o povo do Maranhão. Seu acervo foi criado em 1982 a partir do Museu do Folclore e Arte Popular e da Biblioteca do Folclore.Pierre Verger, fotógrafo e etnólogo, tem as fotos que tirou em 1950 em uma das visitas que ele fez a cidade, expostas no centro cultural.

E como não podia faltar, o Bumba-meu-boi, uma das festas mais tradicionais do Estado, também ganhou um espaço único no programa Conhecendo Museus.  Vale a pena conferir o episódio que mostra a preservação da cultura maranhense em uma cidade considerada Patrimônio Histórico da Humanidade.

O conhecendo museus já teve 15 episódios produzidos em sua primeira temporada, todos entre Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. Agora, são 52 episódios de 26 minutos cada, com produção assinada pelo Instituto Brasieliro de Museus (Ibram/MinC), Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), TV Escola (MEC) e Fundação José de Paiva Netto.
 





Criado em 18/06/2012 - 11:37 e atualizado em 27/06/2013 - 18:38

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí