Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Instituto Butantan

Espaço é o principal produtor de imunobiológicos do Brasil

Conhecendo Museus

No AR em 11/04/2015 - 18:30

Fachada de um dos quatro museus que funcionam dentro do Instituto Butantam: o Museus BiológicoO Conhecendo Museus de hoje destaca um mundo fantástico da saúde, meio ambiente e cultura: o Instituto Butantan, em São Paulo.

O Instituto Butantan é o principal produtor de imunobiológicos do Brasil, responsável por grande porcentagem da produção nacional de soros hiperimunes e grande volume da produção nacional de antígenos vacinais, que compõem as vacinas utilizadas no Programa Nacional de Imunizações – PNI, do Ministério da Saúde.

Exemplares da frota do desinfectório...... e equipamentos de laboratórioAlém de conhecer seus serpentários, o público que visita o Instituto também pode desfrutar do parque com suas árvores raras e grandes alamedas. É um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo, responsável por mais de 93% do total de soros e vacinas produzidas no Brasil.

No Instituto também funcionam quatro museus: Museu Biológico, Museu Histórico, Museu de Microbiologia e Museu de Saúde Pública Emílio Ribas. São mais de s60a espécies de serpentes brasileiras e outras trazidas de quatro continentes, além de aranhas e escorpiões. Os exemplares mais interessantes ficam no museu. Há najas da África e da Índia, jiboias e sucuris.

Além de soros contra picadas de cobras, aranhas e escorpiões, o Butantan produz vacinas contra tétano, coqueluche, difteria, raiva e tuberculose. Também são realizadas pesquisas sobre a distribuição geográfica, a biologia e a sistemática de serpentes, aranhas e escorpiões e suas respectivas toxinas.

Um dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo, o Instituto também abriga um belíssimo parque com cerca de 80 hectares e mais de 62% em área verde. O público encontra também uma estação multimídia para consultas sobre as serpentes brasileiras.
 




Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.

Criado em 31/03/2015 - 12:37 e atualizado em 31/03/2015 - 12:52

Ultimas

O que vem por aí