Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Instituto Inhotim

Penúltimo episódio da série retrata um espaço de arte contemporânea e

Conhecendo Museus

No AR em 07/05/2016 - 06:30

Acervo do museu possui obras singularesNeste episódio de Conhecendo Museus o telespectador passeia por um dos mais charmosos museus do País, o Instituto Inhotim, em Brumadinho (BH), idealizado pelo empresário Bernardo Paz em meados da década de 1980. A propriedade particular foi se transformando com o tempo. Começava a nascer um grande espaço cultural, com a construção das primeiras edificações destinadas a receber obras de arte contemporânea. Ganhava vida também o rico acervo botânico, consolidado a partir de 2005 com o resgate e a introdução de coleções botânicas de diferentes partes do Brasil e com foco nas espécies nativas.

Em permanente expansão, o acervo vem sendo formado desde fins dos anos 1990 e possui hoje relevância mundial, reunindo obras realizadas por algumas das vozes artísticas mais potentes da atualidade. Compreende cerca de 500 obras de mais de 100 artistas de 30 diferentes nacionalidades. Com foco na arte contemporânea produzida a partir dos anos 1960 até os nossos dias, o acervo abrange escultura, instalação, pintura, desenho, fotografia, filme e vídeo.

Um dos objetivos do museu é trabalhar com artistas de diversos contextos culturais para criar a única coleção de arte contemporânea verdadeiramente internacional com acesso ao público no Brasil.

O Inhotim busca identificar obras singulares para incorporar à coleção, criando construções para exibi-las de forma permanente, e tem colecionado em profundidade artistas das novas gerações, reunindo conjuntos significativos de suas obras.Os jardins do Instituto é um espetáculo a parte, onde estão instaladas obras de consagrados artistas da contemporaneidade, são reconhecidos pela sua beleza singular e pela disposição paisagística do seu acervo botânico.

Nesse contexto de rara beleza, são realizados estudos florísticos, catalogação de novas espécies botânicas, ações de educação ambiental e uso paisagístico de espécies como forma de sensibilização popular pela preservação da biodiversidade.

Espaço abriga coleções botânicas de diferentes partes do BrasilOs principais objetivos do Jardim Botânico Inhotim são manter, propagar e propiciar estudos com o maior número possível de espécies botânicas, com ênfase em espécies ameaçadas, conservando recursos genéticos e dispondo tais espécies paisagisticamente, como forma de divulgar e sensibilizar sobre a importância da biodiversidade vegetal para a sobrevivência humana.

O episódio do Conhecendo Museus sobre o Instituto Inhotim apresenta um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil, conhecido como o maior centro de arte ao ar livre da América Latina.




AMAURI MAURO - DIRETOR ANA MOURA - PRODUTOR

Criado em 15/04/2013 - 17:21 e atualizado em 15/04/2013 - 17:21

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí