Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu da Cidade do Recife

Acervo retrata a evolução urbana da capital pernambucana

Conhecendo Museus

No AR em 01/08/2015 - 18:29

Vista aérea do prédio que abriga o MuseuA bela cidade do Recife – capital do frevo e de manifestações culturais – não podia ficar de fora da rota do Conhecendo Museus. As ruas coloridas, as casas antigas e preservadas, o carnaval festivo e o povo hospitaleiro dão o ar da graça a visitantes brasileiros e estrangeiros. A cidade é um convite à visitação.

E nesta visita, a equipe do programa conheceu o Museu da Cidade do Recife. Localizado no Forte das Cinco Pontas, ele se destaca por abrigar, desde 1982, documentos iconográficos, vídeos e pinturas de muita importância para a preservação da história urbana e social da capital pernambucana.

Uma das exposições do museu retrata o Recife da década de 1940Espaço abriga peças como o tijolo inglês sextavadoCerca de 150 mil imagens e peças provenientes de antigas residências e da Igreja do Senhor do Bom Jesus dos Martírios (já demolida) resgatam e preservam a memória cultural da cidade. O acervo retrata a evolução urbana do Recife. São documentos que registram transformações importantes para estudiosos e curiosos que queiram entender as mudanças da cidade.

Ao visitar o museu, a equipe resgatou também, por meio de fotografias e pinturas, o domínio holandês na cidade. Aliás, uma curiosidade: o Forte das Cinco Pontas (construído pelos holandeses em 1630) hoje possui apenas quatro. A reconstrução foi feita após a guerra que expulsou os europeus do Brasil.

É muita história para contar e muita cultura para compartilhar. Vale muito a pena você visitar com a gente este belo cenário brasileiro, o Museu da Cidade do Recife.




Direção: Amauri Mauro
Produção: Ana Moura

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.

Criado em 03/06/2014 - 11:25 e atualizado em 03/06/2014 - 11:25

Ultimas

O que vem por aí