Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu de Arte do Rio Grande do Sul

Prédio impressiona por sua beleza e abriga acervo que é referência em

Conhecendo Museus

No AR em 28/05/2016 - 06:30

Conhecendo MuseusO Conhecendo Museus embarca até o Sul do Brasil e faz uma visita ao Museu de Arte do Rio Grande do Sul. Localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no início da década de 1980. Mais tarde, a Subsecretaria de Cultura do Estado o reconheceu como de interesse público por seu valor histórico-arquitetônico.

A câmera do programa visita o prédio construído em 1913 para abrigar a Delegacia Fiscal. A suntuosidade da construção, com seus vitrais, mármores e ornamentos, materializava, no início do século, o ideal de modernização e progresso da república positivista gaúcha. A decoração ornamental do prédio, além de azulejaria expressionista, conta com trabalhos em gesso executados pelas oficinas de escultura de João Vicente Friederichs, com os ornamentistas Victorio Livi, Franz Radermacher e o escultor Alfred Adloff.

O programa vai levar o telespectador a uma viagem no tempo, mostrando os grandes marcos que percorreram a história do museu. Hoje o acervo do MARGS conta com cerca de 2.700 peças, sendo considerado uma das coleções mais importantes do país.

Composto, basicamente, por arte gaúcha do século XX. Possui também significativos exemplares de arte brasileira e internacional. É o mais importante acervo público no estado do Rio Grande do Sul, sendo uma referência obrigatória para todo interessado no estudo ou apreciação da arte gaúcha.

O Conhecendo Museus já teve 15 documentários produzidos em sua primeira temporada, todos entre Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. Agora, são 52 episódios de 26 minutos cada, com produção assinada pelo Instituto Brasieliro de Museus (Ibram/MinC), Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), TV Escola (MEC) e Fundação José de Paiva Netto.




Criado em 04/09/2012 - 12:05 e atualizado em 27/06/2013 - 12:29

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí