Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS

Arqueologia, Botânica, Paleontologia e Zoologia são áreas ativas no

Conhecendo Museus

No AR em 27/04/2016 - 06:30

Museu conta também com espaços interativos e didáticosDisseminar conhecimentos sobre ciência e tecnologia, participar ativamente no processo de educação em todos os níveis e atuar na pesquisa científica sobre biodiversidade, paleontologia, arqueologia e conservação. Estes são os principais objetivos do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT-PUCRS), que será apresentado na edição do Conhecendo Museus.

Com uma grande área de exposição pública permanente, mais de 10.000 m², onde cerca de 700 equipamentos interativos estão expostos para visitação diária, o museu apresenta exposições temáticas do nosso cotidiano, abordando questões atuais da sociedade, além de exposições que contam com as coleções científicas de destaque em diversas áreas como Arqueologia, Botânica, Paleontologia e Zoologia.

Uma equipe especializada fornece apoio pedagógico para professores de todos os níveis de ensino, a fim de que a visitação ao MCT seja um momento rico e intenso de aprendizagem. Ao mesmo tempo, a interatividade dos experimentos torna as atividades lúdicas e estimulantes, despertando, em todos, o interesse pelo conhecimento.

O Museu de Ciência e Tecnologia  tem sua origem no Museu de Ciências, criado em 1967, que além de desenvolver um trabalho de pesquisa nas diversas áreas da ciência, também reuniu, ao longo do tempo, objetos de valor  histórico. Estes acervos são suportes de informação e conhecimento para a instrumentação histórico-científica  no desenvolvimento da História da Ciência.

A formação desta coleção é resultado de várias ações, iniciadas também em 1967, com o recolhimento de vários objetos espalhados pela Universidade e que foram considerados de “valor museológico”. Somaram-se também doações de pessoas físicas, de instituições de ensino, comerciais e resultados de pesquisas. Os trabalhos com o patrimônio material da ciência e tecnologia no Brasil são recentes, o conhecimento sobre o tema é restrito e, na busca por um instrumento mais “moderno”, muitos objetos são descartados.

O Conhecendo Museus apresentou 15 documentários em sua primeira temporada, todos entre Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. Nesta segunda temporada, são 52 episódios de 26 minutos cada, com produção assinada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Empresa Brasil de Comunicação (EBC), TV Escola (MEC) e Fundação José de Paiva Netto.




AMAURI MAURO - DIRETOR ANA MOURA - PRODUTOR

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.

Criado em 18/02/2013 - 14:01 e atualizado em 27/06/2013 - 12:52

Ultimas

O que vem por aí