Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu de História do Pantanal

Conhecendo Museus

No AR em 28/10/2014 - 19:30

Prédio histórico que abriga o Museu de História do PantanalO Conhecendo Museus desta semana passeia por um espaço que resgata a cultura, a história e a ocupação humana de uma das regiões mais belas do Brasil: o Pantanal. Você vai conhecer mais da rica diversidade cultural, artística e ecológica da região, resgatada e preservada pelo Museu de História do Pantanal.

Criado pelo professor Carlos Etchevarne, o Museu está localizado no Porto Geral da cidade fronteiriça de Corumbá, no Mato Grosso do Sul.  O projeto expográfico é do arquiteto Nivaldo Vitorino. O museu está instalado no Edifício Comercial Wanderley, Baís & Cia, uma construção histórica de 1876, que se destaca pela sua arquitetura e estrutura.

O piso e a escada de ferro com desenhos exóticos vieram da Inglaterra. Funcionou como um dos principais armazéns do Porto Geral e foi sede da 14ª agência do Banco do Brasil, instalada em Corumbá em 1916. Quem  visita o espaço conhece de perto a história do homem que habitava a região pantaneira há oito mil anos, até a chegada do colonizador, e é composto por peças arqueológicas.

O visitante passa por uma retrospectiva, embarcando numa viagem ao passado, vendo o Pantanal de vários olhares. A paisagem muda gradativamente da seca para a enchente e do dia para a noite, efeitos sonoros acompanham essa mudança, como chuva, trovões, barulhos de pássaros e outros animais. O visitante também vai deparar-se com estímulos sensoriais que lhe remeterão à natureza pantaneira, além de fotografias e vídeos.

O museu abriga um espaço destinado a contar a história da ocupação territorial e atividades econômicas, e possui conteúdos ligados a arqueologia, etnologia, história e antropologia social.

 


 




Tags:  acervo cultural

Criado em 27/10/2014 - 19:19 e atualizado em 27/10/2014 - 19:22

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí