Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu de Valores do Banco Central

As curiosidades e o acervo de um espaço dedicado à moeda

Conhecendo Museus

No AR em 11/05/2016 - 06:30

Nesta terça-feira, a câmera do Conhecendo Museus vai guiar o telespectador por mais um espaço de conhecimento brasileiro. Desta vez, as lentes estão focadas nos corredores do Museu de Valores do Banco Central e vão colocar o dinheiro em destaque, mostrando a importância da moeda na cultura de um povo e contando diversas curiosidades.

O programa faz uma viagem pelo interior do museu para mostrar as cédulas e moedas dos tempos da realeza.  A coleção inclui exemplares de extrema raridade, como é o caso da chamada "Peça da Coroação", da qual foram cunhadas apenas 64 moedas, para comemorar a coroação de D.Pedro I como imperador do Brasil, em 1822.  

O Museu de Valores possui uma das mais completas coleções de moedas e cédulas brasileiras, com peças representativas de todos os períodos da história do país. O acervo do museu conta também com medalhas e barras de ouro.

A série Conhecendo Museus já teve 15 documentários produzidos em sua primeira temporada, todos entre Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. Agora, são 52 episódios de 26 minutos cada, com produção assinada pelo Instituto Brasieliro de Museus (Ibram/MinC), Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), TV Escola (MEC) e Fundação José de Paiva Netto.




Criado em 29/05/2012 - 13:23 e atualizado em 30/04/2013 - 15:51

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí