Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu do Diamante

Conheça o museu que guarda em seu acervo elementos das jazidas de

Conhecendo Museus

No AR em 18/05/2016 - 06:30

Acervo - Museu do DiamanteA câmera do Conhecendo Museus embarca até a cidade histórica de Diamantina, em Minas Gerais, para mostrar a sua importância histórica para o estado e para o país. O Museu da vez é o Museu do Diamante, que ocupa um dos prédios de maior significado histórico e arquitetônico para a cidade.

Construído em 1749, foi residência do Inconfidente Padre José de Oliveira e Silva Rolim, natural do antigo Arraial do Tijuco e um dos principais implicados na chamada Conjuração Mineira de 1789. O imóvel permaneceu em mãos de particulares até 1945, quando foi desapropriado pela União, que instalou o Museu.

O Museu do Diamante tem a missão de recolher, classificar, conservar e expor elementos característicos das jazidas de diamante ocorrentes no Brasil além de sua influência na economia e no meio social do antigo Distrito de Diamantina e de outras regiões do país.

A câmera vai guiar o telespectador nos corredores do Museu, que reúne arte sacra, mobiliário, armaria, transporte, indumentária, tecelagem, mineração e outros objetos. Destacam-se, neste acervo, as balanças de pesagem de ouro e diamante e os oratórios característicos da região.

O acervo fotográfico é composto de fotografias de personalidades de Diamantina, ruas, casas e monumentos da cidade, e sobre mineração e garimpo na região. Nesse episódio do Conhecendo Museus é possível entender a história e a importância do diamante na construção da cidade e da sociedade de Diamantina.

Não Perca!





Criado em 29/06/2012 - 15:40 e atualizado em 17/02/2014 - 14:18

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí