Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu do Mamulengo

A tradição de bonecos em Olinda

Conhecendo Museus

No AR em 05/05/2016 - 06:30

Museu do MamulengoUm panorama da cidade de Olinda (PE) e do Museu do Mamulengo. Inaugurado em 14 de dezembro de 1994, o museu está instalado em um prédio com características ecléticas da arquitetura do fim do século XIX.

Mamulengo é um tipo de fantoche, típico do nordeste brasileiro, especialmente do Estado de Pernambuco. A origem do nome é controversa, mas acredita-se que ela surgiu de mão molenga, mão mole, ideal para dar movimentos vivos ao boneco.

Suas apresentações eram em praça pública, em geral durante os festejos religiosos. A arte do mamulengo é praticada desde a época colonial. Retrata situações cotidianas do povo, geralmente situações cômicas e sátiras.

O Museu do Mamulengo é um espaço artístico, lúdico e mágico que preserva a tradição dos bonecos. A câmera do museu passeia pelo acervo diversificado que conta com aproximadamente 1.200 bonecos antigos e contemporâneos.

A criação do principal acervo surgiu na década de 70, quando os participantes do Grupo Mamulengo Só-riso resolveram investir na aquisição de peças dos "mestres mamulengueiros" que falecendo, sem deixar herdeiros de sua arte, eram vendidas como objetos de decoração. Hoje, o Museu do Mamulengo reúne e preserva a memória de mestres populares desta arte, como Saúba, Tonho de Pombos, Luiz da Serra, Pedro Rosa, Zé Lopes, Antônio Biló, Manuel Marcelino.

 




Amauri Mauro - Diretor; Ana Moura - Produtora.

Criado em 01/04/2013 - 11:35 e atualizado em 01/04/2013 - 14:39

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí