Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu Histórico da Colonização Alemã

Fotografias e objetos recuperam história do município de Domingos

Conhecendo Museus

No AR em 27/05/2016 - 06:30

Para conhecer um pouco mais sobre os imigrantes alemães, pomeranos e italianos do nosso país, o Conhecendo Museus desta semana visita o Museu Histórico da Colonização Alemã, que fica na Casa da Cultura, na região central do município de Domingos Martins, no Espírito Santo.

A Casa da Cultura, a primeira do Estado, ocupa uma edificação construída em 1915 pelo Sr. Augusto Schwambach para residência de sua família. Antes de ser polo cultural da cidade, o imóvel ainda foi sede do Forum e, mais tarde, da Loja Maçônica. A edificação foi doada ao município pelo governo do Estado em 1982 e em 17 de dezembro de 1983 foi inaugurada como espaço cultural. O espaço foi tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual dois anos mais tarde.

No museu há um acervo de fotografias, documentos, objetos e móveis que pertenceram aos imigrantes e descendentes que colonizaram o município. Entre os objetos expostos no museu, alguns despertam grande curiosidade aos visitantes: uma vitrola com manivela, fabricada em 1904 e que está em perfeito funcionamento; uma xícara com proteção na borda para não sujar o bigode; o primeiro rádio da cidade, um aparelho fabricado em 1937 na Holanda. Na época da 2ª Guerra era por esse aparelho que os alemães e seus descendentes ouviam as notícias na padaria do proprietário, o senhor Waldemiro Hülle; um vestido de noiva na cor preta, que era moda no início da colonização alemã e uma forma em ferro fundido para fazer waffle. Na tampa está gravada a receita em alemão.

Domingos Martins é o município mais procurado da serra capixaba em função da combinação entre as belezas naturais, a hospitalidade do povo e a arquitetura enxaimel, típica alemã, que conferem um charme especial à região colonizada por imigrantes alemães e italianos.

O Conhecendo Museus já teve 15 documentários produzidos em sua primeira temporada, todos entre Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. Agora, são 52 episódios de 26 minutos cada, com produção assinada pelo Instituto Brasieliro de Museus (Ibram/MinC), Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), TV Escola (MEC) e Fundação José de Paiva Netto.Série conta a história de 52 museus brasileiros e revela detalhes da vida de personagens singulares e notórios.




Criado em 28/08/2012 - 14:53 e atualizado em 11/02/2014 - 18:31

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí

50 anos depois, a lua ainda fascina

Caminhos da Reportagem | terça, 22h30

O grande salto: 50 anos do homem na lua