Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu Histórico e Artístico do Maranhão

Acervo reúne mais de 10 mil peças

Conhecendo Museus

No AR em 03/05/2016 - 06:30

Interior do MuseuO Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), instalado numa construção do século XIX, conhecido como Solar Gomes de Sousa e localizado na região central de São Luis, foi inaugurado em 28 de julho de 1973 e tem a missão de zelar, incentivar e divulgar o patrimônio cultural do Estado. Este espaço é visitado pelo Conhecendo Museus.

São aproximadamente 10.000 mil peças como, porcelana, coleção numismática, vidros, cristais, pinturas, esculturas, gravuras, arte sacra católica, arte de origem africana, mobiliário maranhense da primeira metade do século XIX, azulejaria de origem diversa. Entre os destaques, o original de O Mulato, obra de Aluízio de Azevedo.

O visitante também aproveita o jardim, onde funciona a Galeria Floriano Teixeira. O local é destinado às mostras de curta duração e o nome homenageia o artista plástico reconhecido, internacionalmente, por sua obra. O Mirante tem vista privilegiada das embarcações na Baía de São Marcos e dos telhados coloniais da capital. Há ainda o Teatro Apolônia Pinto, uma referência à primeira dama do teatro maranhense, nascida em São Luis, em 1854. No local são realizadas palestras, apresentações musicais, teatrais e de dança, além de projeção de vídeos e filmes. Na loja do MHAM, o público encontra souvenires, livros, catálogos do Museu e artesanato maranhense.

O Conhecendo Museus apresentou 15 documentários em sua primeira temporada, todos entre Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. Nesta segunda temporada, são 52 episódios de 26 minutos cada, com produção assinada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Empresa Brasil de Comunicação (EBC), TV Escola (MEC) e Fundação José de Paiva Netto.

 


 




Criado em 18/03/2013 - 18:36 e atualizado em 18/03/2013 - 18:41

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí