Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu Naval

Acervo apresenta ao público a história marítima brasileira

Conhecendo Museus

No AR em 12/05/2016 - 06:30

Interior do Museu NavalA câmera do Conhecendo Museus viaja até o Rio de Janeiro e mostra que a cidade, além de belas praias, também possui outro ótimo meio de lazer: Os museus, que preservam a história do país. E o visitado da vez é o Museu Naval, cujo acervo conta ao público a história marítima brasileira, desde 1500 até os dias atuais.

O museu faz parte do Complexo Cultural da Marinha, no Rio de Janeiro, juntamente com a Ilha Fiscal, o Espaço Cultural, o Navio-Museu Bauru, o Submarino-Museu Riachuelo e o Rebocador Laurindo Pitta. O Espaço apresenta a exposição permanente O Poder Naval na Formação do Brasil, que  destaca a participação do Poder Naval na História do Brasil, o descobrimento, a colonização e a maioria das invasões e ameaças que vieram do mar, popularizando a importância da história naval do país, ainda tão pouco conhecida.

A câmera do programa passeia pelo Pátio das Armas, onde um móbile Aves dos Mares do Brasil, com 52 pássaros, idealizado para ocupar o vão central do prédio de três andares, chama atenção por sua beleza.

Diversos objetos importantes fazem parte do acervo exposto: modelos navais (maquetes de navios), obras de arte, canhões resgatados de navios naufragados, figuras de proa, medalhas, entre outros objetos. Tudo isso está exposto através dos fatos históricos, numa linguagem e contexto contemporâneos, empregando-se também recursos interativos de som e imagem. Você conhecerá tudo isso no programa, basta embarcar no Conhecendo Museus.

O conhecendo museus já teve 15 documentários produzidos em sua primeira temporada, todos entre Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. Agora, são 52 episódios de 26 minutos cada, com produção assinada pelo Instituto Brasieliro de Museus (Ibram/MinC), Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), TV Escola (MEC) e Fundação José de Paiva Netto.





Criado em 04/06/2012 - 18:35 e atualizado em 11/03/2014 - 12:56

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí