Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu Pelé

Conheça o espaço que abriga a história do futebol a partir da

Conhecendo Museus

No AR em 03/05/2017 - 08:30

Visão  noturna do prédio que abriga o Museu PeléO Conhecendo Museus desta semana vai até a Baixada Santista conhecer de perto um local que guarda as memórias da história do futebol retratada a partir da vida de um dos maiores jogadores do mundo: o Rei Pelé, como ficou conhecido Edson Arantes do Nascimento, eterno ídolo do Santos e da Seleção Brasileira. O espaço é o Museu Pelé.

O prédio que abriga o museu, que foi inaugurado em junho de 2014, é um edifício neoclássico do século XIX que teve recriada a fachada com suas inumeráveis portas e janelas. Mas, o interior é arrojado e contemporâneo. No acervo, objetos pessoais, troféus, fotos, vídeos, documentos e material impresso (jornais, revistas, livros, pôsteres, cartazes, etc) que contam a trajetória do Rei.

Pelé é o jogador brasileiro que mais influenciou o futebol tanto aqui quanto fora. E o mais vitorioso na história do futebol, com três Copas do Mundo pela Seleção Brasileira e dois títulos mundiais pelo Santos Futebol Clube. Seu nome também está atrelado ao carisma, à simpatia, ao fim de guerras, e aos bons exemplos para as futuras gerações.

A Bola de OuroAs chuteiras do ReiNo Museu, o público pode conhecer mais de 2.500 peças relacionadas à história do Rei do Futebol. Entre os itens mais importantes da exposição está a Bola de Ouro especial que Pelé recebeu na festa de gala da Fifa. Na área interativa, um gol virtual recebe cobranças de pênaltis dos visitantes e contabiliza a velocidade da bola no momento do chute. A sala Linha do Tempo revela toda sua infância e a carreira.
A exposição temática “Quatro Copas e Um Rei” ocupa toda a área dos mezaninos e conta a história dos Mundiais dos quais Pelé participou, de 1958 (Taça Russa), 1962 (Cobertor), 1970 (Jules Rimet), 1991 (estátua) e sobre a copa de 1950.

O Museu também recebe doação da população que queira compartilhar qualquer objeto, documento, foto ou filme que faça referência ao ídolo do futebol.




Direção: Amauri Mauro
Produção: Ana Moura

Criado em 10/06/2016 - 18:18 e atualizado em 26/04/2017 - 12:26

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí