Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu Regional de Caeté

Museu leva arte sacra e atividades socioculturais à região

Conhecendo Museus

No AR em 09/04/2016 - 06:30

Gravação do Conhecendo MuseusO Conhecendo Museus vai até Minas Gerais e visita o Museu Regional de Caeté. Construído na segunda metade do século XVIII, o sobrado que abriga o Museu,  na região metropolitana de Belo Horizonte, destaca-se pela arquitetura colonial.

O acervo do Museu Regional de Caeté tem peças compradas e doadas por famílias de Minas Gerais, principalmente pela família Cornélio Pena. São, principalmente, peças de mobiliário, sacras, com destaque para a Capela de São Manoel e a coleção de oratórios e imagens de santos.

A câmera do programa adentra o espaço expositivo do prédio, dividido em dois pavimentos e um pátio. Destaque para um relógio de pêndulo com quase três metros de altura e um objeto que se tornou a logomarca do museu: um cruzeiro em madeira com todo o conjunto de símbolos da Paixão de Cristo.

No pátio, estão expostas peças como carrancas do século XIX provenientes da região do Rio São Francisco, um armário feito  de tronco de árvore usado para armazenagem de alimentos e rodas de carro de boi. A área também serve para outras atividades, como palestras, cursos e eventos culturais.

A série  traz detalhes de como vivia a sociedade mineira dos séculos XVIII e XIX e mostra a arquitetura, hábitos e costumes da época. Além do acervo sacro popular e erudito, há um registro das atividades culturais oferecidas pelo museu.

 

 

 




 

 

Conhecendo Museus apresentou 15 documentários em sua primeira temporada, todos entre Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. Agora, são 52 episódios de 26 minutos cada, com produção assinada pelo Instituto Brasieliro de Museus (Ibram/MinC), Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), TV Escola (MEC) e Fundação José de Paiva Netto.

Criado em 26/11/2012 - 14:53 e atualizado em 08/07/2015 - 11:37

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí