Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu Regional de São João Del-Rei

O Museu se constitui em um espaço democrático de mediação cultural

Conhecendo Museus

No AR em 28/04/2016 - 06:30

Conhecendo Museus vai a Minas Gerais mostrar o Museu Regional de São João del-ReiO bonito sobrado que abriga o Museu Regional de São João del-Rei é mais um espaço visitado pela câmera do Conhecendo Museus. A casa foi construída para servir de armazém na parte térrea e de residência no piso superior.

O acervo começou a ser formado, inicialmente, com documentos cartoriais dos séculos XVIII e XIX, que pertenciam à antiga Comarca do Rio das Mortes. A aquisição das peças e a organização do museu foram realizadas de 1956 a fevereiro de1963, data em que o espaço inaugurado.

Constituído de aproximadamente 500 objetos, o acervo do museu inclui móveis, liteiras, imagens, ex-votos e objetos industriais, como balança, arado, tear e roca de fiar. Os destaques do acervo são um órgão, recentemente restaurado, que pertenceu a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, duas figuras de presépio de Aleijadinho e ainda uma imagem de São Sebastião atribuída a ele. O objetivo da exposição permanente é contar um pouco da intimidade e do modo de viver dos mineiros no período colonial.

Ao mesmo tempo em que contribui na produção de conhecimento e proporciona lazer à comunidade, o Museu Regional de São João del-Rei é em um espaço democrático de mediação cultural. As exposições temporárias são montadas em um salão localizado no primeiro piso da sede. O museu tem a opção de visitas monitoradas para escolas, atendimento à pesquisa no arquivo, além de exibição de vídeos.

O Conhecendo Museus apresentou 15 documentários em sua primeira temporada, todos entre Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. Nesta segunda temporada, são 52 episódios de 26 minutos cada, com produção assinada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Empresa Brasil de Comunicação (EBC), TV Escola (MEC) e Fundação José de Paiva Netto.

 




Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.

Criado em 25/02/2013 - 16:56 e atualizado em 27/06/2013 - 12:47

Ultimas

O que vem por aí