Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conteúdo mobile é tema do programa Mídia em Foco nesta segunda (16)

Especialistas comentam a dinâmica tecnológica no uso dos dispositivos

Assistir vídeos na vertical, escolher entre milhões de aplicativos, interagir nas redes sociais, desfrutar das realidades aumentada e virtual. O consumo de conteúdo em dispositivos móveis está transformando antigos conceitos e já é difícil estabelecer qual é a primeira tela.

Para analisar as perspectivas dessa área, o programa Mídia em Foco desta segunda (16), às 22h45, na TV Brasil, recebe a publicitária Riza Soares, a jornalista especializada em novas mídias Gabriela Mafort e o publicitário Fabio Rowinski. A produção jornalística volta ao ar após um mês de intervalo durante a Copa do Mundo.

Os convidados da atração apresentada por Paula Abritta também refletem sobre o desenvolvimento dos smartphones e a popularização da internet. Eles observam como essa panorama afeta a produção e a distribuição de conteúdo tendo em vista um futuro cada vez mais contectado e móvel.

A jornalista Gabriela Mafort, diretora de conteúdo multiplataformas da agência Selu.ag, destaca a experiência do usuário. "O equipamento que a gente conhece hoje, o dispositivo, ele é uma mídia de transição, ele não é uma mídia definitiva. O mais importante não é o celular em si, não é o dispositivo em si, mas sim a experiência da mobilidade".

Já o publicitário Fabio Rowinski explica como a velocidade do tempo contemporâneo influencia a rotina das pessoas. "O seu cérebro está se moldando para poder captar um determinado tipo de conteúdo. Ele tem que ficar mais ninja, mais rápido, para poder captar todo esse conteúdo".

Diretora da Smartclip Brasil, a publicitária Riza Soares reflete sobre como as novas tecnologias podem ampliar horizontes. "A realidade aumentada, a realidade virtual são recursos que estão muito relacionados com a tela do celular. Porque ele ali é quase como um canal, um dispositivo, que vai fazer com que eu consiga ir além".

Histórico recente

O Mídia em Foco mostra que produzir conteúdo para smartphones e tablets é uma das atividades mais prósperas da atualidade. Apesar do telefone celular ser uma invenção dos anos 1970, o desenvolvimento de conteúdo para dispositivos móveis foi impulsionado apenas na década de 1990.

Programas como calculadora, agenda e calendário estão entre os primeiros aplicativos que vinham pré-instalados em palmtops e celulares. Já Tetris e Snake, o famoso 'jogo da cobrinha', são marcos dos games em dispositivos móveis.

Em 1983, Steve Jobs já preconizava o que viria a se tornar uma realidade: a popularização dos dispositivos móveis e as lojas virtuais de aplicativos como App Store e Google Play. Algumas décadas depois ocorreu a revolução dos tablets e smartphones. Desde então a produção de aplicativos, games, vídeos, sites e todo tipo de conteúdo para dispositivos móveis tem sido cada vez maior.

Sobre o Mídia em Foco

O Mídia em Foco oferece uma janela na televisão aberta para se pensar os rumos da comunicação. No ar em uma emissora pública, a TV Brasil, o programa apresentado pela jornalista Paula Abritta trabalha com uma linguagem documental para abordar temas diversos.

Estão no escopo da atração as novas tendências de mercado, produção do conteúdo, evolução das tecnologias, convergência das mídias, regulação e consumo nos dias de hoje e as expectativas para o futuro.

A história dos meios de comunicação e a sua influência na sociedade contemporânea são algumas das perspectivas que o Mídia em Foco busca contemplar.

A proposta do programa jornalístico é estimular que o telespectador desenvolva uma visão crítica e possa refletir sobre o que observa na mídia. Acadêmicos, profissionais e especialistas na área discutem o passado, presente e futuro da imprensa, cinema, televisão, rádio e internet.

Serviço:

Mídia em Foco – segunda-feira, dia 16, às 22h45, na TV Brasil.

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6818

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 16/07/2018 - 16:15 e atualizado em 16/07/2018 - 16:15

Últimas

O que vem por aí