Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fotógrafo Kazuo Okubo, artista da imagem e da nudez

“Eu vejo o corpo como a possibilidade de criar um trabalho"

Conversa com Roseann Kennedy

No AR em 03/07/2017 - 21:30

Kazuo Okubo é dono da 'A Casa da Luz Vermelha', a única galeria no Centro-Oeste especializada em fotografia. Um espaço onde também funciona o seu estúdio fotográfico de onde surgem criações premiadas.

Ele conta que aprendeu desde cedo a fotografar, revelar e ampliar imagens com seu pai, que tinha uma pequena loja fotográfica. “Eu cresci no meio de filmes e reveladores”. E ao relembrar a importância que as imagens e retratos tiveram em sua vida familiar, ele justifica com bom humor e em tom de brincadeira: “Filho de japonês que não começa a trabalhar cedo, ganha uma peia”.

Em suas lembranças de infância diz com certo saudosismo que trocou a bola pela fotografia desde cedo. “Em frente a loja do meu pai tinha um terreno baldio e os meus amigos jogavamfutebol todo dia. E eu lembro que às vezes, eu ficava atrás do balcão cortando foto 3x4, olhando os meus amigos jogando bola, com a maior vontade de jogar bola, mas cortando foto 3x4...”

O jovem que chegou a cursar Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Uberlândia, acabou voltando definitivamente para a fotografia depois da morte do pai, quando teve que assumir os negócios da família. A partir daí, não parou mais. Transitou pela fotografia social e publicitária e encontrou sua verdadeira vocação na foto autoral e artística.

Como poucos, Kazuo investe na suavidade quase inocente ao fotografar corpos nus, e diz que a nudez é vendida muitas vezes “como pecado e como uma coisa suja”. Despido de preconceitos, Kazuo aposta nas infinitas possibilidades de produzir beleza através do corpo humano e fala das dificuldades e prazeres em realizar esse tipo de trabalho: “Anos atrás eradifícil conseguir alguém que topasse posar nu. Eu já tive a experiência de fazer porque eu queria sentir o que um fotografado meu sente quando está nu na frente da minha câmera. E é uma sensação muito intensa, no começo de muita vergonha, timidez, mas passado algum tempo é uma sensação muito libertadora, você transitar nu e estar confortável”.

Kazuo Okubo e Roseann Kennedy
Kazuo Okubo e Roseann Kennedy - reprodução

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 30/06/2017 - 18:20

Últimas

O que vem por aí