Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ator Leonardo Miggiorin conversa com Roseann Kennedy

Artista relembra início da carreira e fala sobre arte e cotidiano

Conversa com Roseann Kennedy

No AR em 23/04/2018 - 21:15

Com apenas 36 anos, Leonardo Miggiorin tem uma carreira no teatro, no cinema e na TV, onde já interpretou uma diversidade de papéis. Começou nos palcos aos 12 anos e, ainda na adolescência, ficou conhecido na telinha ao atuar como o tímido Zezinho, na minisérie “Presença de Anita”. Atualmente está em cartaz em São Paulo com a peça “O louco e a camisa”, na qual faz o papel de um filho contestador que, a partir de suas “maluquices”, desmascara a hipocrisia em seu núcleo familiar.

“A minha fala é através da arte. A bandeira que eu levanto é a bandeira humanista, de agregar, não de segregar", diz Leonardo Miggiorin
“A minha fala é através da arte. A bandeira que eu levanto é a bandeira humanista, de agregar, não de segregar", diz Leonardo Miggiorin - Divulgação

Nesta entrevista o ator fala sobre a dificuldade de fazer cultura hoje em dia no Brasil. “Não é só a questão cultural que tá difícil, né? O Brasil tá difícil! Parece que a gente tá passando por uma catarse, com essa coisa da purificação. Então vamos tirar a poeira debaixo do tapete e primeiro olhar para essa poeira e ver como a gente vai limpar isso. É um processo longo, de décadas”, diz.

Mesmo crítico em relação à situação vivida no país, Miggiorin mostra-se otimista e declara em tom conciliador: “A minha fala é através da arte. A bandeira que eu levanto é a bandeira humanista, de agregar, não de segregar. Tá na hora da gente se mexer e fazer um mundo melhor.”

E em tempos de superexposição nas redes sociais, em que não faltam opiniões e julgamentos de todos os lados, Miggiorin faz um alerta para as notícias falsas e rebate a intolerância na web. O artista vê na internet um ambiente democrático, apesar do excesso de opiniões.“Eu penso antes de falar, penso antes de postar alguma coisa. Mas acho que todo mundo tem necessidade de ter voz. Então a rede social hoje preenche uma lacuna. Hoje todo mundo pode falar. Não sei se todo mundo vai ser ouvido, se todo mundo vai ser lido, porque tá todo mundo mais interessado em postar do que ler”.

Mineiro, nascido em Barbacena, sempre teve na família o apoio para explorar a sua pluralidade artística. Leonardo se dedicou à música, tocou teclado, violão, já foi líder de banda, se lançou à pintura e teve programa de rádio. O ator também é formado em psicologia. “A psicologia está na minha vida e sempre esteve. Até pelos meus personagens, pelas histórias todas que eu gosto de contar e de estudar”. E complementa: “Acho que o que me fascina no mundo são as relações, as pessoas, as emoções, toda a experiência humana. Tanto na arte como na psicologia. Mas na arte eu me expresso emocionalmente e extravaso as minhas emoções. Eu transformo a mim mesmo primeiro e, com essa transformação, posso vir a transformar alguém.”

Ator Leonardo Miggiorin conversa com Roseann Kennedy
Ator Leonardo Miggiorin conversa com Roseann Kennedy - Divulgação

Miggiorin revela estar mais conectado com as coisas simples da vida e consciente de seu tempo. “Eu já fui muito mais ansioso e tive muito mais medo do que eu tenho hoje. Eu já quis tudo”. Para o ator é preciso aceitar o tempo e a limitação das coisas. “É procurar entender que não vai dar pra falar tudo nessa entrevista. Não vai dar pra fazer tudo nessa vida. Tem algo que é do silêncio”. E, parafraseando o escritor Guimarães Rosa, Leonardo conclui com uma indagação: 'O senhor sabe o que é o silêncio? É a gente mesmo demais!”

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 20/04/2018 - 11:45

Últimas

O que vem por aí