Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Por parte de pai

Documentário narra a história do jornalista Vitor Ramos

Cine CPLP

No AR em 05/06/2017 - 23:00

Vítor Ramos, português exilado no Brasil, era professor de literatura francesa na USP e um militante político. Desde jovem, engajou-se na luta contra a ditadura portuguesa, reuniu a diáspora anti-Salazarista e organizou uma oposição através do jornal Portugal Democrático. Seu aniversário de 54 anos, em 25 de abril de 1974, coincidiu com a Revolução dos Cravos, mas um aneurisma cerebral, naquela mesma semana, acabou com o sonho de rever seu país após 20 anos de exílio.

Arquivo com foto de Vitor Ramos

A diretora Guiomar Ramos revê a vida de seu pai entre Portugal, França e Brasil e descobre uma história das esquerdas. Numa viagem intimista, a diretora visita os lugares em que seu pai morou, incluindo a casa onde este passou sua infância, na pequena vila portuguesa de Ervedal da Beira. Apoiada por um excepcional material de arquivo, organizado por sua mãe, historiadora e arquivista, Guiomar Ramos perpassa toda a trajetória de Vítor, até sua morte.

Criado em 01/06/2017 - 11:50

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí