Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cristina Pereira na série Atos da TV Brasil

Atriz analisa desafios do artista no programa

Com vasta experiência em cinema, teatro e televisão, a atriz e diretora Cristina Pereira é a sexta entrevistada no episódio inédito da série Atos que a TV Brasil apresenta neste domingo (13), às 20h30.

A artista é sabatinada por um grupo de intérpretes em formação, mediados pelo professor e diretor teatral Antonio Gilberto na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), onde a produção é gravada.

Cristina avalia que o ator deve estar envolvido com um trabalho que tenha algo relevante a dizer. A convidada também destaca a importância do silêncio na atuação.

"O maior desafio do ator é, primeiro, vencer a barreira do medo, confiar que consegue fazer. Depois, é se envolver com um trabalho em que se identifique e tenha algo a dizer", analisa.

Criatividade e abertura para a arte

A experiente profissional aprofunda a reflexão sobre o universo das artes cênicas. "O ator pode fazer qualquer coisa. Você se transformar é maravilhoso. Se quiser, você pode ser jovem e fazer bem o papel de uma velha. Eu posso fazer um menino, uma rainha, uma empregada, o que eu quiser", explica.

A atriz reflete ainda se é necessário o ator se distanciar para a sua interpretação aflorar. "Todo personagem tem elementos nossos que ficam escondidos. Às vezes uma atriz muito calma faz uma vilã com uma força enorme. Acho que a gente não tem que desaparecer, mas precisa ter uma disponibilidade para a arte", pondera.

Para estimular o desenvolvimento da criatividade, o grupo de estudantes de dramaturgia faz um exercício de improvisação sem o uso da voz que é comentado pela convidada no palco da CAL.

Tributo a Myriam Muniz e cena do filme "Mar de rosas"

No decorrer do programa produzido pela TV Brasil, Cristina homenageia a atriz e professora de interpretação Myriam Muniz ao destacar a contribuição da veterana já falecida em sua formação.

Durante o papo, a também humorista e apresentadora resgata passagens marcantes da carreira como a época do programa TV Pirata e reflete sobre sua veia cômica.

Ao fim do episódio, para reverenciar a vida e a obra de Cristina Pereira, os alunos-atores da CAL representam uma cena do filme "Mar de rosas" (1977), de Ana Carolina.

Na pele da personagem Betinha, a atriz estrelou a tragicomédia ao lado de um elenco formado por personalidades da dramaturgia nacional: Norma Bengell, Miriam Muniz, Hugo Carvana, Otávio Augusto e Ary Fontoura.

Sobre o programa da TV Brasil

Com um formato leve, intimista e dinâmico, a série Atos examina um sentido mais amplo das artes cênicas ao mergulhar no processo de formação do ator, criando um espaço de entrevistas e pequenos jogos teatrais que são apresentados com naturalidade nos quadros do programa.

Cada episódio tem como convidado um ator ou diretor renomado sendo entrevistado por estudantes de interpretação, com mediação do professor e diretor teatral Antonio Gilberto. O programa é uma parceria entre a TV Brasil e Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) onde a atração é gravada.

Com direção de Manoel Borges e Waldecir de Oliveira, o programa Atos busca fugir dos padrões convencionais televisivos, a partir do deslocamento do estúdio de gravação para o palco teatral.

Nomes consagrados da cena artística nacional abrem o coração e revelam histórias e acontecimentos que marcaram suas carreiras. Em 13 episódios semanais de 26 minutos, Atos recebe figuras ilustres da dramaturgia brasileira.

Participam dessa primeira temporada da atração personalidades como as atrizes Heloísa Périssé, Françoise Forton, Cristina Pereira, Jane Di Castro, Carmem Verônica e Julia Lemmertz, os atores Otávio Augusto, Tônico Pereira, Antonio Pitanga, Renato Borghi e Johnny Massaro, além dos diretores Amir Haddad e Ary Coslov.

Serviço

Atos – domingo, dia 13/01, às 20h30, na TV Brasil

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Criado em 11/01/2019 - 15:00 e atualizado em 11/01/2019 - 15:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí